La tecnología asistiva como facilitadora en el proceso de inclusión: de las políticas públicas a la literatura

Autores/as

  • Tamiris Aparecida Fachinetti Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara
  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10093

Palabras clave:

Tecnología asistiva. Inclusión. Alumnos público blanco da educación especial.

Resumen

La política educativa brasileña garantiza la matrícula de los alumnos público blanco de la educación especial en escuelas comunes, pero la inclusión escolar de parte de ese público ha presentado un desafio para los profesionales en la escuela, la utilización de la Tecnologia Asistiva es vista como facilitadora en el proceso de inclusión. De esa forma ese estudio pretende por medio de un recogido bibliográfico apuntar la importancia de la Tecnología Asistiva en el proceso de inclusión. Los resultados muestran la necesidad de formación profesional, bien como, políticas de financiamiento e implementación efetiva de ese importante recurso para inclusión de todos.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tamiris Aparecida Fachinetti, Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

Atualmente é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP- Araraquara na linha Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Possui Graduação em Educação Especial (2014) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Trabalhou como pedagoga na equipe multidisciplinar da Escola Rotary de Educação Especial Dr. Angelo Passeri - APAE. Faz parte do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva. Tem experiência na área de Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

Possui graduação em Pedagogia - com habilitação em Deficientes da Audio-comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, deficiência auditiva/surdez, inclusão escolar, gestão educacional e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva. Líder do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva e vice líder do grupo de pesquisa Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas.

 

Citas

BERSCH, R. C. R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva – Tecnologia e Educação, 2013a. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 22 jun. 2014.

BERSCH, R. C. R. Design de serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. 2009. 231f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009b.

BRACCIALLI, L. M. P. Intervenção precoce: contribuições da fisioterapia para área de comunicação alternativa. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J.; COUTINHO, E. M. (Org.). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon, 2009,v. 1, p. 285-292.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Brasília, DF: Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, 2004a. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 22 out. 2016.

BRASIL. Ata VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). 2007b. Disponível para download em:https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0ZWNub2xvZ2lhYXNzaXN0aXZhY29tYnJ8Z3g6MTdiZWQyY2IzYTE3OWJmZg. Acesso em: 22 ago. 2013.

BRASIL. Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Física. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2007c.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2008e.

BRASIL. Plano Nacional de Educação - Projeto de lei nº 8.035-B de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70&Itemid=265:legislacoes >. Acesso em 14 de setembro 2016.

BRASIL. Documento Orientador Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC, SECADI, Diretoria de Políticas de Educação Especial, 2012d.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06/07/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência). 2015f. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 19 ago. 2017.

CASTRO, A. S. A.; SOUZA, L. R.; SANTOS, M. C. Proposições Teóricas para a Inclusão da Tecnologia Assistiva no Currículo Escolar da Educação Básica. Sitientibus, Feira de Santana, n. 44, p. 145-158, 2011.

COPLEY, J.; ZIVIANI, J. Barriers to the use of assistive technology for children with multiple disabilities. Occupational Therapy International. United States, v.11, n.4, p. 229- 243, 2004.

CRADDOCK, G. The AT continuum in education: Novice to power user. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology. United States, v1, n 2, p. 17–27, 2006.

DELIBERATO, D. Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v.15, p.369-388, 2009.

DOUNIS, A. B. Atividade docente e inclusão: as mediações produzidas pela consultoria colaborativa. 2013. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

FACHINETTI, T.A.; GONÇALVES, A.G.; LOURENÇO, G. G. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a oferta para alunos com deficiência física. Crítica Educativa Sorocaba/SP, Vol.1, n.2, p. 172-186, Jul./dez. 2015.

GALVÃO FILHO, T.A; DAMASCENO, L.L. Tecnologia assistiva em ambientecomputacional: recursos para a autonomia e inclusão sócio-digital da pessoa com deficiência.In: INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sóciodigital para pessoas com deficiência. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), Microsoft / Educação, 2008. p. 25-45.

GALVÃO FILHO, T.A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: GALVÃO FILHO, T. A.; MIRANDA, T. G. (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 247-266.

GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. 2009. 346f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009a.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista Entre ideias, Salvador, v. 2, n.1, p. 25-42, 2013b.

GONÇALVES, A. G. Desempenho motor de alunos com paralisia cerebral frente à adaptação de recursos pedagógicos. 2010. 168p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília.

HUMMEL, E. I. Formação de professores das salas de recursos multifuncionais para o uso da tecnologia assistiva. 2012. 231f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2012.

LOURENÇO, G. F. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta- tecnologia assistiva e escolarização. 2012. 258f. Tese (Doutorado em Educação Especial), Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2012.

MANZINI, E.J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física - recursos pedagógicos adaptados II. vol 1, 1. ed. Brasília: ABPEE/MEC/SEESP, 2007.

MANZINI, E. J. Formação de Professores e Tecnologia Assistiva. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Orgs.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011a, v. 2, p. 45-63.

MANZINI, E. J. Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v.2, n.5, p.98-113, 2012b.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista (Impresso), Curitiba, v. 41, p. 80-93, 2011.

PELOSI, M. B. Tecnologias em comunicação alternativa sob o enfoque da terapia ocupacional. In: DELIBERATO, D; GONÇALVES, M. J; MACEDO, E. C. (Org.). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2009. p. 163-173.

REIS, C. V. O uso de tecnologia assistiva em salas de recursos multifuncionais no sudeste goiano. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA, 1., 2013, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2013. 1 CD-ROM.

ROCHA, A. N. D. C. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva na educação infantil. 2010. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. G. Tecnologia Assistiva: uma revisão do tema. Holos, Natal, v. 6, n.29, p. 170-180, 2013.

VARELA, R. C. B.; OLIVER, F.C. A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro. V 18 n.6, jun 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600028&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dset. 2017.

Publicado

01/12/2017

Cómo citar

Fachinetti, T. A., & Carbone Carneiro, R. U. (2017). La tecnología asistiva como facilitadora en el proceso de inclusión: de las políticas públicas a la literatura. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 1588–1597. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10093

Artículos más leídos del mismo autor/a