A percepção dos docentes do PARFOR sobre a aprendizagem no ensino remoto

Avaliação do uso das tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15766

Palavras-chave:

Ensino, Remoto, Avaliação, Educação, Tecnologias, Virtual

Resumo

Este constructo aborda a origem das tecnologias educacionais, como emergiram no decurso histórico-filosófico da concepção de novas metodologias de ensino, com vistas a atingirem resultados que influenciem de maneira positiva a sociedade buscando conhecimento científico transposto à empiria. Assim, a pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos docentes do PARFOR sobre o ensino remoto, com base no emprego das tecnologias. No experimento, foram adotadas as competências digitais para o professor no ensino remoto, por intermédio do modelo de Garcia et al. (2020), por ser gerado para os professores atendidos no PARFOR e por basear-se no aspecto relacional entre o docente e o aluno. Nesta demanda, nota-se que a emergência do ensino remoto fez aflorar fragilidades formativas nos professores, surgindo, então, o grande desafio, configurado em passar do sistema presencial para o modus operandi virtual.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação. Pós-doutorado em gestão (UFRN) e Doutorado em Educação/Avaliação pela UFC.

Ilana Maria de Oliveira Maciel, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE). Bolsista da CAPES.

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC).

Nirleide Saraiva Coelho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Departamento de contabilidade. Mestrado Profissional em Economia (UFC).

Ana Bruna de Queiroz Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA – Brasil

Discente no Pós-graduação Lato Sensu em Educação Digital.

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

LIMA, M. A. M.; MACIEL, I. M. de O.; VASCONCELOS, S. O. S.; COELHO, N. S.; PEREIRA, A. B. de Q. A percepção dos docentes do PARFOR sobre a aprendizagem no ensino remoto: Avaliação do uso das tecnologias. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022124, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15766. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15766. Acesso em: 28 mar. 2024.

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