A formação continuada para gestores da educação básica e a demanda do cotidiano escolar: uma análise no âmbito das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9722Palabras clave:
Gestão escolar. Formação continuada. Políticas educacionais.Resumen
As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um munícipio do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília, 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3> Acesso em 04 abr. 2015.
________. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf >. Acesso em: Acesso em: 20 abr. 2015.
_______. Diretrizes Nacionais do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Brasília/DF: Ministério da Educação (MEC), 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=879-diretrizes-n-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 31 de mar de 2015.
DIAS, J. A. Gestão da Escola. In: MENESES, J. G. C (et al). Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, A.; SANTOS, A. L. F. dos; MELO, D. B. L. de. Escola de Gestores: política de formação em gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia/GO, v.25, n.2, mai./ago., p. 263-281, 2009. Disponível em: < seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19496/11321>. ISSN 1678-166X. Acesso em: 08 mar. 2015.
LUCK, H. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações Quanto à Formação de Seus Gestores. Em Aberto, Brasília/DF, v. 17, n. 72, fev./jun., p. 11-33, 2000. Disponível em: <http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/curso_4392/fron00lbi6.pdf>. ISSN: 2176-6673. Acesso em: 26 mar. 2015.
LUCK, H. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-27.
MACHADO, M. A. de M.. Desafios a Serem Enfrentados na Capacitação de Gestores Escolares. Em Aberto. Brasília, v. 17, n 72, fev./jun., p. 97-112, 2000.
PIANA, M. C. A Construção do Perfil do Assistente Social do Cenário Educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 167-210 p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf>. ISBN 978-85-7983-038-9. Acesso em: 10 agos. 2015.
QUARESMA, V. B.; JUREMA, S. Aprendendo a Entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina/Brasil, v. 2, nº 1 (3), jan.-jul., p. 68-80, 2005. Disponível em: <http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1386353091.pdf>. ISSN 1806-5023. Acesso em: 11 ago. 2015.