Nova gestão pública, educação e gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13255

Palavras-chave:

Nova gestão pública, Democratização e educação de qualidade, Políticas educacionais, Gestão escolar, autonomia e avaliações externas.

Resumo

“Democratização da escola pública de qualidade como direito de todo cidadão” é expressão que marca o discurso legal que dá suporte ao novo modelo de gestão pública proposto no Brasil na década de 1990. No entanto, proclamar direitos é diferente de efetivá-los. De fato, grande parte da literatura acadêmica aponta dificuldades na organização e na gestão escolar dentro deste modelo. Por intermédio de exploração legal e bibliográfica, este artigo objetivou ampliar a discussão sobre a nova gestão pública e suas repercussões na educação, em especial, no exercício da gestão escolar. Conclui que, baseado na racionalidade, eficiência e na cobrança por resultados por meio de avaliações externas, o novo modelo desconsidera diferenças regionais, econômicas e culturais; há necessidade não só de políticas, mas de ações afirmativas que de fato promovam a educação inclusiva; as condições postas aos gestores de escolas não correspondem aos múltiplos papeis que lhes são atribuídos.

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Biografia do Autor

Eulália Nazaré Cardoso Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, da Universidade de Araraquara (UNIARA). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara.

Ana Maria Falsarella, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universiade de Araraquara (UNIARA). Área: Gestão Educacional, Políticas Educacionais.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

CARDOSO MACHADO, E. N.; FALSARELLA, A. M. Nova gestão pública, educação e gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 372–389, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13255. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13255. Acesso em: 18 dez. 2024.

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