Gêneros textuais, multiletramento e produção de jornal digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.14793

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Projeto de letramento, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa ação, de abordagem qualitativa, realizada com o objetivo de incentivar o trabalho com diferentes gêneros textuais da esfera jornalística em práticas educacionais de incentivo à leitura e à produção de textos a partir da criticidade dos estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental, acerca da realidade social. O resultado deste trabalho permite afirmar que os conteúdos quando trabalhados de forma contextualizada e articulada aos fatos atuais, darão vida e sentido aos temas estudados nas aulas de Língua Portuguesa. Esses aspectos são recomendados porque poderão mudar os resultados obtidos na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Madalena Regina Garcia Parreão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop – MT

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Juara – MT

Professora do curso de pedagogia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), e do Programa de Pós-graduação em Letras, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Líder do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE/CNPq). Doutorado em Educação (UNIMEP).

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

PARREÃO, M. R. G.; MELLO, Ângela R. C. de. Gêneros textuais, multiletramento e produção de jornal digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1346–1363, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.14793. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14793. Acesso em: 26 dez. 2024.

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