Fatores que afetam a ativação mental em universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17424

Palavras-chave:

Atividade mental, Atividade mental dos alunos, Formação profissional dos alunos, Ambiente educacional, Universidade

Resumo

Este artigo trata da questão da valorização da atividade mental de estudantes de instituições de ensino superior durante sua formação profissional. Uma gama de métodos de pesquisa empíricos e teóricos são levados em consideração para esclarecer o conteúdo do conceito de "atividade mental de estudantes universitários", bem como para determinar e investigar experimentalmente os fatores que influenciam sua ativação. Com base nos resultados, esses fatores incluem a humanização e psicologização do processo educacional na universidade, a criação de um ambiente sociopsicológico seguro na instituição, a oferta de um foco de preservação da saúde do processo educacional e o cumprimento de requisitos ergonômicos para isso, além da organização do treinamento dos alunos em modo de cooperação e do uso de métodos e tecnologias inovadoras, em sala de aula, que ativam a atividade mental dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia A. Bakholskaya, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Department of Pedagogical Education and Records Management.

Svetlana S. Velikanova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Head of the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Aleksandr L. Soldatchenko, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Associate Professor of the Department of Linguistics and Literary Studies.

Elena V. Oleynik, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Head of the Department of Social Work and Psychological and Pedagogical Education.

Roman R. Vakhitov, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Head of the Department of Physical Education.

Olesya A. Golubeva, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Associate Professor of the Department of Sports Development.

Referências

GRUBIC, N.; BADOVINAC, S.; JOHRI, A. M. Student mental health in the midst of the COVID-19 pandemic: A call for further research and immediate solutions. International Journal of Social Psychiatry, [S. l.], v. 66, n. 5, p. 517-518, 2020.

HUANG, J.; NIGATU, Y. T.; SMAIL-CREVIER, R.; ZHANG, X.; WANG, J. Interventions for common mental health problems among university and college students: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of psychiatric research, [S. l.], v. 107, p. 1-10, 2018.

KOSTINA, N.; ZERKINA, N.; PESINA, S. Polysemous Words Functioning and Process of Concept Formation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 192, p. 690-694, 2015.

KRISHNAMURTHY, S.; CHETLAPALLI, S. K. Internet addiction: Prevalence and risk factors: A cross-sectional study among college students in Bengaluru, the Silicon Valley of India. Indian journal of public health, [S. l.], v. 59, n. 2, 2015.

MA, Z.; ZHAO, J.; LI, Y., CHEN, D.; WANG, T.; ZHANG, Z.; LIU, X. Mental health problems and correlates among 746 217 college students during the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Epidemiology and psychiatric sciences, [S. l.], v. 29, 2020.

MAMUROV, B.; MAMANAZAROV, A.; ABDULLAEV, K.; DAVRONOV, I.; DAVRONOV, N.; KOBILJONOV, K. Acmeological Approach to the Formation of Healthy Lifestyle Among University Students. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONGRESS SOCIETY OF AMBIENT INTELLIGENCE, 3., 2020. Proceedings […]. [S. l.]: Atlantis Press, 2020. p. 347-353.

MCCLAIN, S.; BEASLEY, S. T.; JONES, B.; AWOSOGBA, O.; JACKSON, S.; COKLEY, K. An examination of the impact of racial and ethnic identity, impostor feelings, and minority status stress on the mental health of Black college students. Journal of Multicultural Counseling and Development, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 101-117, 2016.

PESINA, S. A.; VINOGRADOVA, S. A.; KISELEVA, S. V.; TROFIMOVA, N. A.; PASTUSHKOVA, M. A.; OVCHARENKO, N. V. Functional aspects of indeterminacy category and invariant study of polysemous words. Revista EntreLinguas, [S. l.], v. 7, n. esp. 8, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.8.16357.

PESINA, S.; YUSUPOVA, L. G. Words functioning in lexicon. Procedia-Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 192, p. 38-43, 2015.

QUILTY‐DUNN, J. Polysemy and thought: Toward a generative theory of concepts. Mind & Language, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 158-185, 2021.

RAFIQUE, N.; AL-SHEIKH, M. H. Prevalence of menstrual problems and their association with psychological stress in young female students studying health sciences. Saudi medical journal, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018.

RAHIM, A.; SAFIN, S. Z.; KHENG, L. K.; ABAS, N.; ALI, S. M. Factors influencing purchasing intention of smartphone among university students. Procedia Economics and Finance, [S. l.], v. 37, p. 245-253, 2016.

TATE, K. A.; FOUAD, N. A.; MARKS, L. R.; YOUNG, G.; GUZMAN, E.; WILLIAMS, E. G. Underrepresented first-generation, low-income college students’ pursuit of a graduate education: Investigating the influence of self-efficacy, coping efficacy, and family influence. Journal of Career Assessment, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 427-441, 2015.

TAYLOR, J. R. Syntactic constructions as prototype categories. In: The new psychology of language. [S. l.]: Routledge, 2017. p. 177-202.

VALERA, S.; RUZ, A. E. Conversion in English: homonymy, polysemy and paronymy. English Language & Linguistics, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 181-204, 2021.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

BAKHOLSKAYA, N. A.; VELIKANOVA, S. S.; SOLDATCHENKO, A. L.; OLEYNIK, E. V.; VAKHITOV, R. R.; GOLUBEVA, O. A. Fatores que afetam a ativação mental em universitários. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022187, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17424. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17424. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.