Práticas, representações e mediação: o uso dos laptops educacionais e as intervenções docentes no processo de aprendizagem da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10075Palavras-chave:
Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais. Mediação. Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o entendimento dos professores sobre o uso de Laptops Educacionais no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica e refletir acerca da mediação pedagógica, que pode ser realizada a partir do uso desses recursos, com potencial para levar o aluno a desencadear processos internos de significação. Para isso tomamos os conceitos de representação, cunhado por Chartier, de prática educativa conforme propõe Zabala e de aprendizagem e mediação a partir da teoria vygotskiana. Para alcançar tal finalidade, foi constituído um corpus de pesquisa, com a colaboração de cinco professores que atuam no Ensino Fundamental em uma escola municipal do interior gaúcho. A metodologia elegida foi de abordagem qualitativa, permitindo o envolvimento ativo dos pesquisadores por meio da realização de um grupo focal, que gerou um rico conjunto de registros escritos revelando a subjetividade dos sujeitos colaboradores da pesquisa. Os resultados, baseados na análise textual discursiva, mostram que a presença dos laptops educacionais tornam as aulas mais dinâmicas e possibilitam uma reorganização das tarefas escolares, em termos de tempo e espaço. Revelam também, um fortalecimento na interação professor-aluno. As verbalizações dos professores permitem inferir sobre a necessidade deles ampliarem a reflexão sobre o potencial desses recursos, por meio de encontros de estudos com seus pares, a fim de implementarem suas práticas com intervenções mediadoras que possibilitem aos alunos, desenvolverem processos internos de significação, de forma que as tarefas realizadas, com auxílio dos recursos digitais, possam funcionar como ação mediadora da aprendizagem, como propõe a teoria vygotskiana.
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