“Eu fiz um esquecimento do meu passado de professora”: memória, narrativa e experiência como caminho epistemológico na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11106

Palavras-chave:

Memória, Experiência, Formação de professores, Epistemologia.

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar, epistemologicamente, a formação de professores diante das recentes regulações jurídicas resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há mais de vinte anos no Brasil. O texto está estruturado em três itens. O primeiro situa o contexto de avanço nas políticas públicas e seu compromisso com os direitos das crianças. O segundo apresenta a formação a partir das narrativas de duas professoras aproximando-as de referências teóricas desse campo de estudos. O terceiro momento problematiza a formação, com base em práticas observadas e nos conceitos de experiência e narrativa. As narrativas são entrelaçadas - no texto - à formação de professoras e aos conceitos que podem ajudar a enfrentar problemas identificados. As considerações finais enfatizam a urgência de considerar e praticar a formação como experiência coletiva (ética, portanto), como experiência estética e como percurso de produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Alexandra Coelho Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela USU, Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio, Mestre pelo Instituto de Psicologia da UFRJ e Doutora em Educação pela PUC-Rio com a tese intitulada Para explicar o presente, tem que estudar a história do passado: histórias de vida de profissionais de escolas comunitárias de Educação Infantil da Baixada Fluminense. Integrante do Grupo de Pesquisa INFOC (Infância, Formação e Cultura) desde 2011. Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio. Bolsista de Pós-doutorado no Departamento de Educação da PUC-Rio. Experiência nas áreas de Psicologia Escolar, Educação Infantil, Formação de Professores e Pesquisa.

Leonor P. B. Toledo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena: o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso Trajetórias Judaicas no Rio de Janeiro, realizado em convênio PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o Projeto Yiddish como Resistência e experiência identitária.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

PENA, A. C.; TOLEDO, L. P. B.; KRAMER, S. “Eu fiz um esquecimento do meu passado de professora”: memória, narrativa e experiência como caminho epistemológico na formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 2008–2025, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11106. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11106. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos