Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional

Autores

  • Pedro Duarte
  • Ana Isabel Moreira Escola Superior de Educação do Porto (ESE-P.Porto)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação de professores, Supervisão pedagógica, Identidade profissional.

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma investigação – estudo de caso, variante multicaso - de cariz qualitativo que, a partir da interpelação de futuros professores em formação, quis entender as suas conceções construídas sobre a identidade e prática profissionais de um docente. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licencituatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações, interpretações e opiniões alusivas a três temas distintos: a formação inicial experienciada no Esnino Superior, o processo de supervisão pedagógica ainda a experimentar, as especificidades definidoras da identidade profissional docente. Pese embora se trate de uma amostra reduzida, a mesma é também o exemplo de que um estudo de caso, aqui centrado numa particular instituição de formação, pode oferecer um panorama de perceções várias. E, desta forma, torna-se possível, ainda, pensar os desafios que, no século XXI e associados à espistemologia docente, se colocam às instituições de Ensino Superior no que concerne à formação de professores.

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Biografia do Autor

Pedro Duarte

Escola Superior de Educação do Porto (ESE-P.Porto). Porto – Portugal.

Ana Isabel Moreira, Escola Superior de Educação do Porto (ESE-P.Porto)

Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» – (CITCEM), Porto – Portugal. Investigadora do grupo “Educação e Desafios Societais”.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

DUARTE, P.; MOREIRA, A. I. Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1964–1994, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11324. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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