O direito à educação básica no Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11759Palavras-chave:
Direito a educação, Paraguai, Política educacional.Resumo
O presente trabalho objetiva compreender a proteção normativa do direito à educação básica no Paraguai. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. A fonte documental foi constituída pelos seguintes documentos: Constituição vigente do Paraguai e Legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases e/ou legislação equivalente). Foram contempladas nesses documentos a análise das categorias referentes à obrigatoriedade, gratuidade, financiamento e organização dos sistemas de ensino. A escolarização obrigatória e gratuita no Paraguai totaliza nove anos de duração (6 aos 14 anos) e está restrita à educação básica escolar. No que concerne ao financiamento, o Paraguai delimita a focalização de gastos e também prevê, legalmente, a isenção de impostos para as instituições privadas. Já o sistema de ensino está estruturado em educação inicial (0 à 5 anos); educação básica escolar (6 à 14 anos) e Educação Média (14 à 17 anos).Downloads
Referências
ARELARO, L. R. G. Concepção de sistema de ensino no Brasil e competências legais do sistema municipal. Campinas: Editora mimeo, 1999.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul., 2002.
CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 292-303, 2008.
PARAGUAI. Constitución de la República de Paraguay. Assunción. 1992.
CURY, C. R. J. Ley n. 1.264 del 26 mayo 1998. Ley General de Educación. Assunción, 1998.
CAMARGO, J. M. Gastos sociais: focalizar versus universalizar. In: IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análise. 7 ed. Rio de Janeiro: IPEA, 2003.
CROSO, C.; MAGALHÃES, G. M. Privatização da educação na América Latina e no Caribe: tendências e riscos para os sistemas públicos de ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 17-33, 2016.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, 29, n. 78, p. 201-215, 2009.
FERNANDES, M. D. E.; BRITO, S. H. A. de; PERONI, V. M. V. Sistema e plano nacional de educação: notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 235, p. 565-578, 2012.
FONTOURA, J. B. A harmonização do sistema de educação no âmbito do Mercosul. Belo Horizonte, 2008. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MOLINIER, L. El Sistema educativo obligatorio y gratuito em paraguay: fundamentos para sua universalización y calificación. In: ORTIZ, L. (Org.). La educación en su entorno: Sistema educativo y políticas públicas en Paraguay. Assuncion: CADEP, 2014. p. 15 -56.
OLIVEIRA, R. P. O direito à educação. In: O., R. P.; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 15–44.
TROJAN, R. M. Estudo comparado sobre políticas educacionais na América Latina e a influência dos organismos multilaterais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 26, n. 1, p. 55-74, jan./abr., 2010.
VIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subversão do Estado de Direito. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 4, n. 6, p. 28-51, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.