As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12718

Palavras-chave:

Juventudes, Tecnologias, Educação

Resumo

O estudo discute sobre os diferentes modos de viver das juventudes em meio às aprendizagens sociais e culturais estimuladas pelas tecnologias digitais, tomando por base as abordagens mapeadas em teses de doutorado produzidas de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutico-reconstrutiva realizada no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no campo da educação, com o objetivo de identificar as problemáticas, as interlocuções e os desafios sobre as juventudes e as tecnologias digitais. Trata-se de reconhecer as relações entre diferentes perspectivas que vêm ao nosso encontro desde o final do século XX, correspondendo às mudanças sociais que o contexto midiático está provocando nas (im)possibilidades do diálogo intercultural das juventudes. Os debates sobre a cultura digital e seus entrelaçamentos com a formação dos jovens retroalimentam os processos educacionais, no sentido de ir além da ingenuidade instrumental, o que demanda um impulso prático à intercomunicação no mundo com as juventudes.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação – NETE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação – NETE/CNPq. Doutorado em Educação (UFRGS).

Carla Milbradt, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação – NETE/CNPq.

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; MILBRADT, C. As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 440–466, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.12718. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12718. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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