Tensões e desafios na formação de pesquisadores em ciências sociais e humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12767

Palavras-chave:

Formação de investigadores, Educação, Tese, Pós-Graduação.

Resumo

Este trabalho procura problematizar as dimensões que estruturam os espaços para a formação de pesquisadores nas ciências humanas e sociais na Argentina, principalmente, nos espaços de pós-graduação. O problema central é o fenômeno “tudo menos tese”, mas isso coloca em destaque outras considerações, como a formação prévia, as tensões para que a pós-graduação seja mais produtiva em termos de resultados, as propostas curriculares e as estratégias didáticas. Analisar essas dimensões, de como os atores envolvidos vão configurando um campo, é fundamental, tanto para chegar a compreender como se pode produzir teses viáveis e com qualidade suficiente, como para contribuir para formar pesquisadores independentes na área e orientar as políticas públicas necessárias para melhorar essa atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Krotsch, Universidad Nacional de Lanús – (UNLa)

Doctorado en Ciencia Política por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Ciencia Política por la Universidad de Buenos Aires

Martín Aiello, Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)

Profesor titular regular del Departamento de Ciencias Sociales. Doctorado en Educación por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Sociología por la Universidad de Buenos Aires.

Referências

FERNÁNDEZ LAMARRA, N., PÉREZ CENTENO, C., AIELLO, M.; MARQUINA, M. La Educación Superior Universitaria Argentina: situación actual en el contexto regional. Sáenz Peña, Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2018.

GUBA, E. G. Criterios de credibilidad en la investigación naturalista. En: SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMEZ, A. P. (Orgs.). La enseñanza: su teoría y su práctica. Madrid: Akal, 1989.

JEPPENSEN, C. et al. La formación de doctores en Argentina: avances y desafios desde la perspectiva CONICET. Revista Argentina de Educación Superior, Año 8, Número 12 / 149-173, junio 2016.

MARQUIS, C. Posgrados y Políticas Universitarias. Consideraciones sobre el caso Argentino. Revista Argentina de Educación Superior, Año 1, Número 1 / 36-56, noviembre 2009.

WAINERMAN, C. Los doctorados en Argentina: crecimiento y desempeño. En: Barsky, O [et al.]. La Ley de Educación superior: impactos, desafíos e incertidumbres. Ciudad de Buenos Aires, Teseo, 2018.

Publicado

30/08/2019

Como Citar

KROTSCH, L.; AIELLO, M. Tensões e desafios na formação de pesquisadores em ciências sociais e humanas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1847–1861, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12767. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.