Valorização, precarização e reconhecimento dos professores de creches universitárias

Silvânia Brito Araújo, Ennia Débora Passos Braga Pires, Geovania Fagundes Ribas

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi discutir Políticas Públicas para Educação Infantil: implementação de creches universitárias na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aporte teórico no materialismo histórico dialético. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos legais e normativos da Instituição estudada. O estudo revela que as creches da UESB enfrentam dilemas desde a implementação, há trinta anos, sejam: a falta de valorização profissional, a precarização dos contratos trabalhistas e a falta de reconhecimento desses espaços no interior da instituição como campo de pesquisa e de formação para alunos da própria universidade.

Palavras-chave


Políticas públicas; Educação infantil; Creche universitária.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12780



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