Valorização, precarização e reconhecimento dos professores de creches universitárias
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12780Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação infantil, Creche universitária.Resumo
Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi discutir Políticas Públicas para Educação Infantil: implementação de creches universitárias na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aporte teórico no materialismo histórico dialético. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos legais e normativos da Instituição estudada. O estudo revela que as creches da UESB enfrentam dilemas desde a implementação, há trinta anos, sejam: a falta de valorização profissional, a precarização dos contratos trabalhistas e a falta de reconhecimento desses espaços no interior da instituição como campo de pesquisa e de formação para alunos da própria universidade.Downloads
Referências
ALVES, Giovanni. O novo e precário mundo do trabalho restruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2005.
ALVES, Giovanni. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2 ed. Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2007.
ANTUNES, Ricardo; DRUCK, Graça. A terceirização como regra? Revista TST, Brasília, v. 79, n. 4, out./dez. 2013.
FAGUNDES, Magali dos Reis. A creche no trabalho... o trabalho na creche: um estudo sobre o Centro de Convivência Infantil da Unicamp: trajetória e perspectivas. 1997. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
FÁVERO, Maria de Lourdes de. A universidade em questão: como resgatar suas relações fundamentais? In: VIEIRA, Sofia Lerche Vieira et al. (Org.). A Universidade em Questão. São Paulo: Autores Associados, p. 41-54, 1989.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. A Experiência do trabalho e a Educação Básica. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.
HADDAD, Lenira. A creche em busca da identidade: perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. 2. ed. São Paulo: Quiron; Loyola, 1993.
LOPES, Roberto Paulo Machado. Universidade pública e desenvolvimento local: uma abordagem a partir dos gastos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista: Edições UESB, 217 p., 2003.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCIEL, Marcelo de Abreu. Com quem ficam as crianças?: um estudo da relação casa/escola no espaço pré-escolar. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. Trad. de Luiz Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. de Reginaldo Sant’Anna. 19 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, v. 25, n. 89, 2004.
RAUPP, Marilene Dandolini. A Educação Infantil nas Universidades Federais. 2002. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, 2002.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Florianópolis: UFSC, 2001.
ROSEMBERG, Fúlvia. A educação pré-escolar brasileira durante os governos militares. Cadernos de Pesquisa. n. 82. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, ago. 1992.
SAVIANI, Dermeval. A política educacional no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III: Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
UESB. Documento de Implantação da Creche Bem Querer, Campus de Vitória da Conquista - BA, 1988.
UESB. Documento de Implantação da Creche Casinha do Sol, Campus de Jequié - BA, 1998.
UESB. Informativo Creche Casinha do Sol, Campus de Jequié - BA, 2016.
UESB. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2013-2017).
UESB. Nossos Campi. Campus de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista – BA, 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/nossos-campi/vitoria-da-conquista/. Acesso em: 10 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.