A formação do pensamento humano por meio da escolarização: diálogos entre a filosofia, a psicologia e a didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13174

Palavras-chave:

Formação do pensamento, Interdisciplinaridade, Escola, Professor.

Resumo

O objeto da investigação foi a formação do pensamento na escola. O objetivo foi construir uma síntese teórica interdisciplinar, na base de um sistema de categorias correlacionadas entre a filosofia, a psicologia e a didática. A metodologia foi a leitura exploratória, com auxílio do software NVivo 12, para a construção de sínteses interdisciplinares.  As categorias analisadas (nós temáticos) foram: concepção materialista da história; unidade da experiência social-consciência humana; o pensamento humano; o pensamento como atividade teórica; formação do pensamento teórico na escola; unidade do cognitivo-afetivo. O resultado foi uma nova síntese teórica interdisciplinar sobre a formação do pensamento na escola, construída nos interstícios da filosofia, a psicologia e a didática, destacando o papel da instituição educativa e do professor nesta nobre tarefa.

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Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba – MG

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. Coordenador do Núcleo Brasil da Red de Estudios sobre Educación (REED).

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba – MG

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. Pariticipante do Núcleo Brasil da Red de Estudios sobre Educación (REED).

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

AQUINO, O. F.; RODRIGUES, A. A formação do pensamento humano por meio da escolarização: diálogos entre a filosofia, a psicologia e a didática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1115–1145, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13174. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13174. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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