A formação do pensamento humano por meio da escolarização: diálogos entre a filosofia, a psicologia e a didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13174

Palavras-chave:

Formação do pensamento, Interdisciplinaridade, Escola, Professor.

Resumo

O objeto da investigação foi a formação do pensamento na escola. O objetivo foi construir uma síntese teórica interdisciplinar, na base de um sistema de categorias correlacionadas entre a filosofia, a psicologia e a didática. A metodologia foi a leitura exploratória, com auxílio do software NVivo 12, para a construção de sínteses interdisciplinares.  As categorias analisadas (nós temáticos) foram: concepção materialista da história; unidade da experiência social-consciência humana; o pensamento humano; o pensamento como atividade teórica; formação do pensamento teórico na escola; unidade do cognitivo-afetivo. O resultado foi uma nova síntese teórica interdisciplinar sobre a formação do pensamento na escola, construída nos interstícios da filosofia, a psicologia e a didática, destacando o papel da instituição educativa e do professor nesta nobre tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba – MG

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. Coordenador do Núcleo Brasil da Red de Estudios sobre Educación (REED).

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba – MG

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. Pariticipante do Núcleo Brasil da Red de Estudios sobre Educación (REED).

Referências

DANILOV, M. A. Proceso de enseñanza. In: DANILOV, M. A.; SKATKIN, M. N. (Orgs.). Didáctica de la escuela media. Segunda reimp. Havana: Pueblo y Educación, 1984, p. 98-137.

DAVIDOV, V. V. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, S.; HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. J. (Orgs.). Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999, p. 39-50.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

ENGEL, F.; Marx, C. Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo III. Moscú: Editorial Progreso, 1974c, p. 80-90.

ENGEL, F. Del socialismo utópico al socialismo científico. Prólogo a la edición inglesa de 1892. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo III, Moscú: Editorial Progreso, 1974b, p. 98-160.

ENGEL, F. Discurso ante la tumba de Marx. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo III, Moscú: Editorial Progreso, 1974d, p. 171-173.

ENGEL, F. Viejo prólogo para el [Anti-]Dühring. Sobre la dialéctica. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo III, Moscú: Editorial Progreso, 1974a, p. 57-65).

GALPERIN, P. Ya. Sobre la formación de las imágenes sensoriales y de los conceptos. In: ROJAS, L. Q. (Org.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. 2ª. Reimp. México: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001, p. 27-39.

GONZÁLES REY, F. El lugar de las emociones en la constitución social de lo psíquico: el aporte de Vigotski. Educação e Sociedade, v. 21, n. 71, p. 132-148, jul. 2000.

GONZÁLES REY, F. Sujeito e subjetividade. Uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

GRAMSCI, A. Cuadernos de la cárcel. Tomo 4. (Cuadernos 9 al 12). México DF: Ediciones Era, [1932], 1986.

GRAMSCI, A. Cuadernos de la cárcel. Tomo 5. (Cuadernos 13 al 19). México DF: Ediciones Era, [1932-1935), 1999.

KOPNIN, P. V. Lógica dialéctica. La Habana: Pueblo y Educación, 1983.

LENIN, V. I. Cadernos sobre a dialética de Hegel. Introdução de Henri Lefebvre e Norbert Guterman. Trad. José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

LEONTIEV, A. N. Atividade e consciência. Voprosy filosofii, n. 12, p. 129-140, 1972. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1972/mes/atividade.htm. Acesso em: 20 jan. 2017.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 5-24, set./out./nov./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf/. Acesso em: 20 jan. 2017.

LIBÂNEO, J.C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2. ed. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015, p. 327-362.

MARX, K. Carta a Ludwig Kugelmann. 11 de julio de 1868. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo II, Moscú: Editorial Progreso, 1973b, p. 442-443.

MARX, K. Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse) (1857-1858). Vigésima edición, vol. 1, México, D.F.: Siglo XXI Editores, 1857/2007, p. 2-33.

MARX, K. Palabras finales a la segunda edición alemana del primer tomo de El Capital de 1872. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo II, Moscú: Editorial Progreso, 1973a, p. 99.

MARX, K.; ENGEL, F. Oposición entre las concepciones materialista e idealista. (Primer Capítulo de La Ideología Alemana). In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo I, Moscú: Editorial Progreso, 1973a, p. 11-81.

MARX, K.; ENGEL, F. Manifiesto del Partido Comunista. In: ENGEL, F.; Marx, C. (Orgs.). Carlos Marx y Federico Engels. Obras escogidas (en tres tomos). Tomo I, Moscú: Progreso, 1973b, p. 99-140.

VIGOTSKI, L. S. A consciência como problema da psicologia do comportamento. In: Teoria e método em psicologia. Trad. Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1925/1999b, p. 55-85.

VIGOTSKI, L. S. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad infantil. In: Obras escogidas. Tomo II. 2. ed. Madrid: Visor, 1934/1997, p. 181-285.

VIGOTSKI, L. S. Sobre os sistemas psicológicos. In: Teoria e método em psicologia. Trad. Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1930/1999a, p. 103-135.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

AQUINO, O. F.; RODRIGUES, A. A formação do pensamento humano por meio da escolarização: diálogos entre a filosofia, a psicologia e a didática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1115–1145, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13174. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13174. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.