A elaboração do plano municipal de educação: experiência de educação popular?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13348

Palavras-chave:

Participação democrática, Educação popular, Planejamento da educação.

Resumo

Este texto tem como finalidade contribuir para a reflexão sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), orientada pela concepção, valores, princípios e metodologias da Educação Popular. Partindo da elucidação dos conceitos de Educação Popular, participação democrática, saber da experiência, feito e resistência propositiva popular, são apresentados elementos para a compreensão do planejamento da educação vinculado a uma proposta de educação para a emancipação e para a humanização. A parte seguinte do texto é dedicada à sistematização e análise de uma experiência relativa à elaboração do PME do município de Uberlândia/MG-2015-2025, tendo em conta categorias interpretativas do campo da Educação Popular e a intencionalidade da elaboração do referido plano como parte da construção da escola pública, democrática, popular, laica, gratuita e gestada em rede.

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Biografia do Autor

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba (Uniube)

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica. Secretária Municipal de Educação de Uberlândia, no período de 2013-2016.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba (Uniube)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

NOVAIS, G. S.; SOUZA, T. Z. de. A elaboração do plano municipal de educação: experiência de educação popular?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 764–779, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13348. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13348. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações

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