A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13514

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Práticas educativas inclusivas, Políticas públicas inclusivas, Percepção docente.

Resumo

A educação inclusiva continua sendo um desafio e uma meta a ser alcançada em benefício da educação para todos, dentro da escola regular e do atendimento aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, sejam estes estudantes da educação especial ou não. Neste texto, apresenta-se um estudo de caso, de cunho qualitativo, realizado com 51 professores de escolas públicas do Mato Grosso do Sul, relacionado às suas percepções sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas. Assim, os resultados apontam que, embora muitos docentes tenham os conceitos adquiridos, as sensações de descrédito, de falta de apoios e recursos ou de organização trazem implicações em suas construções sobre o tema. Estes elementos importantes configuram para esta amostra uma diferente forma de abordagem da inclusão que se divide entre ações e práticas educativas inclusivas e falta de respostas adequadas derivadas dessa construção de conceitos.

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Biografia do Autor

Eladio Sebastian-Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor visitante estrangeiro, FAED/PPGEDU.

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora titular, FAED/PPGEDU

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

SEBASTIAN-HEREDERO, E.; ANACHE, A. A. A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 1018–1037, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13514. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas

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