Políticas Sociais e o Direito à Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14425

Palavras-chave:

Política social, Política educacional, Direito à educação

Resumo

Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, analisa-se o Direito à Educação, no Brasil, tomando como referência as Políticas Sociais e o Estado Democrático de Direito, típica configuração da democracia liberal que se instala na América Latina a partir da década de 1990. O reconhecimento e a positivação de Direitos Sociais na Constituição Federal de 1988 resultou de um longo processo de reivindicações sociais. Contudo, a partir do contexto socioeconômico e político-ideológico da década de 1990, a Política Social no Brasil sofreu os impactos da implementação das políticas neoliberais de ajustes econômicos e sociais. Desse modo, compreende-se que o reconhecimento e a proclamação da Educação como Direito público subjetivo no ordenamento normativo brasileiro significa o respaldo legal para a efetivação do acesso à escola, mas, por outro lado, a não efetivação desse direito dissimula a dimensão político-ideológica que preconiza a Educação na perspectiva mercadológica.

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Biografia do Autor

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel – PR

Doutoranda em Educação.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel – PR

Docente do Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação e Colegiado de Pedagogia.

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel – PR

Docente do Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação e Colegiado de Pedagogia. Bolsista PNPD/PPGE/UFSC.

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z.; ZANARDINI, I. M. S. Políticas Sociais e o Direito à Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2188–2203, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14425. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14425. Acesso em: 23 dez. 2024.

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