A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14427

Palavras-chave:

Educação escolar, Pedagogia histórico-crítica, Conteúdos escolares, Consciência de classe

Resumo

A importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana. Neste sentido, temos como objetivos debater a especificidade da educação escolar e suas relações com a luta política na sociedade capitalista e apresentar a pedagogia histórico-crítica como alternativa revolucionária. Para além de compreendermos as contribuições dos múltiplos espaços onde ocorrem o ensino e a aprendizagem, elencamos a educação escolar como lócus privilegiado para o acesso e apropriação de conteúdos essenciais e inerentes aos direitos humanos. A pesquisa está pautada na possibilidade de uma educação contra-hegemônica que contribua para a superação das relações sociais de dominação.

Biografia do Autor

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN), Corumbá – MS

Docente do Curso de Pedagogia. Doutora em Educação Escolar (UNESP – Araraquara).

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara – SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Doutor em Educação (UNICAMP).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

Marques, H. J., & Duarte, N. (2020). A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15(esp3), 2204–2222. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14427

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