A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14427

Palavras-chave:

Educação escolar, Pedagogia histórico-crítica, Conteúdos escolares, Consciência de classe

Resumo

A importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana. Neste sentido, temos como objetivos debater a especificidade da educação escolar e suas relações com a luta política na sociedade capitalista e apresentar a pedagogia histórico-crítica como alternativa revolucionária. Para além de compreendermos as contribuições dos múltiplos espaços onde ocorrem o ensino e a aprendizagem, elencamos a educação escolar como lócus privilegiado para o acesso e apropriação de conteúdos essenciais e inerentes aos direitos humanos. A pesquisa está pautada na possibilidade de uma educação contra-hegemônica que contribua para a superação das relações sociais de dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN), Corumbá – MS

Docente do Curso de Pedagogia. Doutora em Educação Escolar (UNESP – Araraquara).

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara – SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Doutor em Educação (UNICAMP).

Referências

ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de.; BARROS, Marta Silene Ferreira.; RABAL, Taira

Sanches. Formação e ação docente na perspectiva sócio-histórica: um olhar para humanização

dos sujeitos na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara,

v. 14, n. 1, p. 108-122, jan./mar., 2019. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11143

BATISTA, Eraldo Leme e LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica à prática revolucionária. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão e BATISTA, Eraldo Lemes (Orgs). Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas, SP: Autores Associados, p. 1-36, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Das escolas cívico-militares ao Future-se: os Novos Caminhos para os professores no governo Bolsonaro. 2019a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=81241. Acesso em: 26 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional para formação do professor vai revisar cursos para conhecimento e valorização. 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/71951-base-nacional-para-formacao-do-professor-vai-revisar-cursos-para-conhecimento-e-valorizacao?Itemid=164. Acesso em: 26 ago. 2020.

DUARTE, Newton. A individualidade para – si: Contribuição à uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

DUARTE, Newton. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, vol. 7, n. 1, p. 08-25, jun., 2015. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12808/9501. Acesso em: 10 ago. 2020.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

DUARTE, Newton. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20170035, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100201&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 ago. 2020. Epub 05-Set-2019. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0035.

DUARTE, Newton; FERREIRA, Nathalia Botura de Paula; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O conceito ético-político de catarse e a importância da adolescência para a formação humana. In: 35ª Reunião Anual da ANPED “Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI”, 2012, Porto de Galinhas/PE. Anais... Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Porto de Galinhas, p. 01-16, 2012.

DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 715-736, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786. Acesso em: 26 ago. de 2020.

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Reflexão e

ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possiblidades em grupo de estudo com professores

de Língua Portuguesa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.

, n. 4, p. 2141-2159, out./dez., 2019. e-ISSN: 1982-5587.

DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10408

FOSTER, John Bellamy. Capitalism Has Failed: What Next? Monthly Review, v. 70, issue 9, February, 2019. Disponível em: https://monthlyreview.org/2019/02/01/capitalism-has-failed-what-next/. Acesso em: 26 ago. 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, volume 3, 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LENINE, Vladimir Ilitch. Sobre a Educação. vol. 1. Lisboa: Seara Nova, 1977.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 1994.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1697-1710, out./dez., 2018. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265

MARTINS, Lígia Márcia. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, p. 43-57. 2011.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. Ad Feuerbach (1845). In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

PASQUALINI, Juliana Campregher e LAVOURA, Tiago Nicola. A transmissão do conhecimento em debate: estaria a pedagogia histórico-crítica reabilitando o ensino tradicional? Educação em Revista. Belo Horizonte, v.36, e221954, 2020. Disponível em: file:///E:/Leituras/PHC%20e%20o%20ensino%20tradicional%20Pasqualini%20e%20Lavoura.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

SANTOS, Fabiano Antonio dos; ZANARDINI, João Batista; MARQUES, Hellen Jaqueline Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 794-815, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13781/9383. Acesso em: 26 ago. 2020.

SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 08-18, ago. 1982. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1546/1545. Acesso em: 10 de ago de 2020.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Edição Comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

VARGAS, Mateus; WETERMAN, Daniel. Governo tenta adiar votação do Fundeb em uma semana. UOL. 20 de jul. de 2020. Cotidiano. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/07/20/governo-tenta-adiar-votacao-do-fundeb-em-uma-semana.htm. Acesso em: 18 ago. 2020.

Publicado

30/10/2020

Como Citar

MARQUES, H. J.; DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2204–2222, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14427. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.