Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP)-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15117

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Plano de Ações Articuladas, Gestão da educação municipal, Gestão democrática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades que o Plano de Ações Articuladas - PAR traz para a gestão da Educação de municípios do estado do Rio Grande do Sul pertencentes à AMZOP (Associação dos Municípios da Zona da Produção). De abordagem qualitativa (FLICK, 2009; 2012), como estudo de casos múltiplos (YIN, 2001; TRIVIÑOS, 1987), foram utilizados questionários Google para a coleta de dados, enviados via link de acesso a todas as Secretarias de Educação dos municípios da AMZOP/RS. Para fins de análise, foi usada a triangulação de dados (GIL, 2008; FLICK, 2009) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A partir disso, elencou-se os limites e as possibilidades que o PAR trouxe à educação nos municípios participantes da pesquisa. A principal possibilidade foi o acesso a recursos financeiros de infraestrutura para as redes de ensino e a principal limitação foi a centralização dos recursos e das decisões na esfera federal. O estudo confirma mudanças singulares na gestão da educação nos municípios pertencentes à AMZOP/RS, a partir do PAR. É preciso uma análise crítica do plano e da gestão que vem sendo desenvolvida, referente à democratização da educação a partir dos princípios da autonomia, descentralização de poder e da participação efetiva da comunidade.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Tres Cichelero, Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG), Sarandi – RS

Professora no Curso de Pedagogia. Pesquisadora do Grupo REDES de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM).

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar. Doutorado em Educação (PUCRS).

Carla da Luz Zinn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Pesquisadora do Grupo REDES de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

CICHELERO, S. M. T.; LUNARDI, E. M.; ZINN, C. da L. Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP)-RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1093–1112, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15117. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15117. Acesso em: 26 dez. 2024.

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