Política de educação especial na rede municipal de ensino de Belo Horizonte-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15129

Palavras-chave:

Educação especial, Política de educação especial, Belo Horizonte, Censo escolar

Resumo

Nesse artigo buscamos analisar a política de Educação Especial do município de Belo Horizonte-MG para compreendermos a organização dessa modalidade de ensino em sua rede e a articulação com as políticas nacionais. Para tanto, utilizamos da análise de documentação nacional e municipal que consideramos representativas da política de Educação Especial, e a análise dos dados do Censo Escolar (2018). Podemos constatar que historicamente a Educação Especial é caracterizada pelas disputas entre o público e o privado. Tanto no âmbito nacional como municipal houve uma tendência de direcionamento às instituições privado-assistenciais, possibilitando assim o financiamento público para rede privada. Os dados do censo escolar demostraram que a maior parte dos estudantes da Educação Especial estava matriculada nas escolas da rede municipal e 84% não frequentavam o AEE; além do número expressivo de matrículas de alunos com deficiência intelectual (45,4%) e a existência de espaços segregados. Apesar dos entraves que a escola pública apresenta, consideramos ser nesse espaço que os estudantes têm acesso ao conhecimento sistematizado e, sendo assim, é nesse espaço onde os estudantes da Educação Especial devem estar.

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Biografia do Autor

Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Kamille Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Doutorado em Educação (UFSC).

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/DECAE. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

SÁ, M. A. de; VAZ, K.; GONÇALVES, T. G. G. L. Política de educação especial na rede municipal de ensino de Belo Horizonte-MG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1343–1359, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15129. Acesso em: 22 dez. 2024.

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