Geração de ambiências favoráveis à inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15858

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação, Educação inclusiva, Contexto da educação

Resumo

Este trabalho analisa o caminho traçado pela educação especial na busca de um novo olhar e lugar para as pessoas em situação de discriminação pelo seu desempenho funcional. Estabelece um diálogo intenso com o conceito de “geração de ambiências” de Rego (2010), a partir da discussão das diferentes designações registradas nas políticas educacionais através da história da educação especial, na realidade brasileira, relacionando-as com o contexto da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelas Nações Unidas no ano de 2006.

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Biografia do Autor

Daisy Eckhard Bondan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Flavia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS – Brasil

Professora Emérita. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (PUCRS).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

BONDAN, D. E.; WERLE, F. O. C. Geração de ambiências favoráveis à inclusão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1445–1456, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15858. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15858. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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