Políticas públicas

Implicações para a formação continuada de professoras/es

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16260

Palavras-chave:

Formação continuada de professoras/es, Prática pedagógica, Políticas públicas

Resumo

A análise das políticas públicas para a educação nacional e suas orientações para a formação continuada de professoras/es são objetos de estudo deste artigo. Com abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica, para sustentação teórica, e pesquisa documental, no intuito de compreender as diretrizes e normativas para a formação continuada no âmbito nacional. Temos como objetivo analisar as legislações nacionais, suas proposições e implicações para a formação continuada de professoras/es ao longo dos anos, e como influenciam as práticas pedagógicas docentes. Oportunizando refletir se pela formação das/os professoras/es perpassa a formação das/os educandas/os, é necessário pensarmos que educadoras/es estamos formando, evidenciando a função política e social do ato de ensinar e aprender. A pesquisa demonstrou que as políticas públicas atrelam a educação de qualidade a uma formação consistente de professoras/es, no entanto, estas políticas públicas revelam lacunas e insuficiências, quanto a implementação e oferta de formação efetiva e de qualidade.

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Biografia do Autor

Adriana Derossi, Universidade do Planalto Catarinense

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino. Graduada em Pedagogia.

Maria Selma Grosch, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-Doutorado. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Psicologia Educacional. Licenciada em Pedagogia. Professora aposentada no PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense em Lages (SC).

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Publicado

29/02/2024

Como Citar

DEROSSI, A.; GROSCH, M. S. Políticas públicas: Implicações para a formação continuada de professoras/es. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024028, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.16260. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16260. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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