Criação e imaginação
A modelagem em argila e o processo de desenvolvimento infantil sob o olhar da teoria histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17690Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento infantil, Imaginação e criação, ArteResumo
O presente estudo emergiu das discussões acerca da formação da criança com a finalidade de analisar o processo de criação e imaginação na infância a partir da modelagem em argila enquanto atividade importante no desenvolvimento infantil. A temática torna-se relevante para ampliar o repertório cultural da criança, bem como aumentar as capacidades de criar e imaginar, características tipicamente humanas, as quais necessitam ser estimuladas para a formação da consciência. A análise subsidia-se no método crítico dialético e na Teoria Histórico-Cultural, com vistas a ressaltar o papel da imaginação na formação das funções psíquicas superiores. Os resultados revelaram que o trabalho com a argila na Educação Infantil permite a criança transitar da concretude do material às representações mais abstratas da realidade objetiva. Portanto, o ato transformador realizado na atividade com a arte possibilita à criança participar ativamente da ação humana na relação que estabelece com a natureza.
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