Criação e imaginação

A modelagem em argila e o processo de desenvolvimento infantil sob o olhar da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17690

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento infantil, Imaginação e criação, Arte

Resumo

O presente estudo emergiu das discussões acerca da formação da criança com a finalidade de analisar o processo de criação e imaginação na infância a partir da modelagem em argila enquanto atividade importante no desenvolvimento infantil. A temática torna-se relevante para ampliar o repertório cultural da criança, bem como aumentar as capacidades de criar e imaginar, características tipicamente humanas, as quais necessitam ser estimuladas para a formação da consciência. A análise subsidia-se no método crítico dialético e na Teoria Histórico-Cultural, com vistas a ressaltar o papel da imaginação na formação das funções psíquicas superiores. Os resultados revelaram que o trabalho com a argila na Educação Infantil permite a criança transitar da concretude do material às representações mais abstratas da realidade objetiva. Portanto, o ato transformador realizado na atividade com a arte possibilita à criança participar ativamente da ação humana na relação que estabelece com a natureza.

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Biografia do Autor

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada C - TIDE do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (USP).

Dayanne Vicentini, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ana Letícia Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maíra Dellazeri Cortez, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Natália Navarro Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

BARROS, M. S. F.; VICENTINI, D.; FERREIRA, A. L.; CORTEZ, M. D.; GARCIA, N. N. Criação e imaginação: A modelagem em argila e o processo de desenvolvimento infantil sob o olhar da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17690. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17690. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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