Entre razões e perspectivas, caminhos e inspirações
Alguns motivos para que a saúde e a educação caminhem juntas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18324Palavras-chave:
Formação de Profissionais, Diversidade, Saúde, EducaçãoResumo
O estudo trata de uma pesquisa bibliográfica com ênfase nas discussões sobre a formação de profissionais na ótica da diversidade, a partir da perspectiva das interfaces da saúde com a educação como espaço de formação do ser humano. A reflexão permeia num olhar crítico em atuação conjunta e intercomplementar da Saúde com a Educação, viabilizando os processos de inclusão social, cultural e digital. Destacamos as atividades interdisciplinares que possuem como foco a minimização da marginalização na sociedade informatizada e que apontam também para a formação de profissionais com novos significados, novas exigências sociais. Concomitantemente, a pesquisa evidencia que a interrelação entre o ensino formativo, técnico e profissional determina a prioridade dos cursos formativos, levando em conta a ética, o rigor científico e intelectual e o enfoque multi e interdisciplinar, especialmente na área da educação e saúde.
Downloads
Referências
BOFF, C. A Teologia da Libertação e a crise de nossa época. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 maio 2023.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNICEF, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 25 maio 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A Cultura (UNESCO). Declaração de Salamanca. Sobre os princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 25 maio 2023.
RODRIGUES, J. M. C. Construindo a profissionalização docente. João Pessoa: Ed. Universitária, 2003.
SAVIANI, D. Educação e História no Brasil contemporâneo. João Pessoa: Ed. Universitária, 2003
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janine Marta Coelho Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.