Práticas fonoaudiológicas com a linguagem no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18478

Palavras-chave:

Linguagem, Educação, Saúde, Fonoaudiologia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar quais práticas, especialmente com a linguagem, têm sido realizadas por um grupo de fonoaudiólogos que atua na educação da Bahia e, ainda, refletir sobre as bases teóricas que sustentam essas práticas. Trata-se de um estudo de corte transversal, qualitativo, que teve a participação de cinco fonoaudiólogos com atuação na área educacional. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritos, organizados e categorizados para análise. Os resultados apontaram para o fato de que as práticas fonoaudiológicas realizadas no campo da educação, especialmente com a linguagem, ainda são bastante heterogêneas e pautadas, sobretudo, pelas demandas relacionadas aos distúrbios e transtornos. Conclui-se que ainda é preciso ter na base das práticas fonoaudiológicas perspectivas de saúde e de linguagem desmedicalizantes, que de fato contribuam para a melhora da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – FACED – UFBA.

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Docente do Departamento de Fonoaudiologia.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

OLIVEIRA, D. P. C.; OLIVEIRA, E. C. de. Práticas fonoaudiológicas com a linguagem no contexto educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023079, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18478. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18478. Acesso em: 22 nov. 2024.

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