A CAMPANHA PELA LIBERDADE DE ENSINO NO BRASIL E EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18494

Palavras-chave:

Liberdade de ensino, Ensino particular, Brasil, Portugal, Estado Novo

Resumo

O artigo analisa o debate promovido por dirigentes de instituições de ensino particulares, no transcorrer da segunda metade do século XX, no Brasil e em Portugal, acerca do ensino privado e da liberdade de ensino. Tais grupos, imbuídos por interesses de classe e contrários à intervenção estatal em seus negócios, valeram-se do tema da livre iniciativa no ensino, como forma de consolidar vantagens e intervir no espaço público. Em ambos os países, lideranças privatistas formalizaram intercâmbio com setores da Igreja Católica, igualmente interessada em não enfraquecer sua histórica intervenção no ensino. A pesquisa examinou atas de congressos, legislação e jornais, disponíveis em acervos brasileiros e portugueses, para verificar vínculos possíveis entre os dois países, com vistas a compreender processos cambiantes de troca e circulação de projetos e ações. Para realizar a análise, o trabalho fundamentou-se nas contribuições de Antonio Gramsci e Jean-François Sirinelli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Norcia Scarfoni, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP – Brasil.

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), na linha de pesquisa voltada para a História da Educação, e doutorado em Educação: História, Politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor do livro Os Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - CONEPE (1944 -1964): a construção do consenso pela continuidade dos subsídios do Estado ao ensino privado. Integra o grupo de pesquisa História das instituições e dos intelectuais da educação brasileira (PUC-SP), o projeto de pesquisa História das instituições escolares: intelectuais, políticas e práticas(EHPS-PUC-SP) e o grupo de pesquisa Federalismo e políticas educacionais (UFES). É membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente realiza seu estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito

Luiz Carlos Barreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Possui bacharelado e licenciatura plena em História pela Universidade de São Paulo USP [1979 e 1980, respectivamente], mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [1989] e doutorado em Educação: Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp [1995], com estágio pós-doutoral em História da Educação no Instituto de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa [2005], em convênio de cooperação internacional CAPES-GRICES. Foi professor e pesquisador nos programas de pós-graduação em Educação das seguintes universidades: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de Sorocaba e Universidade Católica de Santos.

Mauro Castilho Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP – Brasil.

Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC-SP/1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP/2003). Concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal (2015). Na Universidade de Taubaté, é Professor Titular de História da Educação e diretor do Instituto Básico de Humanidades. Atua como docente e pesquisador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté e lidera os Grupos de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira (PUC-SP) e História e Patrimônio Ambiental (UNITAU-Ciências Ambientais) . Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de História.

Referências

BELCHIOR, J. C. Liberdade de ensino em Portugal. Lisboa: Edições Critério, s/d.

BOBBIO, N. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo, SP: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

BOFF, L. Igreja: carisma e poder. São Paulo: Ática, 1994.

BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

CARVALHO, M. M. C de. Usos do Impresso nas Estratégias Católicas de Conformação do Campo Doutrinário da Pedagogia (1931-1935). Cadernos ANPEd, Belo Horizonte, v. 7, p. 41-60, 1994.

CARVALHO, M.M. C de. A Escola e a República e outros ensaios. 1. ed. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2003.

COTOVIO, J. O debate em torno do ensino privado nas décadas de 50,60 e 70 do século XX. Um olhar particular das escolas católicas. 2011. 435 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.

DREIFUSS, R. A. 1964: A conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. [S. l.: s. n.], 1981.

ENGELS, F.; MARX, K. O manifesto comunista. 5.ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007.

RIBEIRO, P. de A. Valor Econômico da Educação. In: Conferência Internacional de União Publica da UNESCO, 24., 1961. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 1961.

SANTINI, C. S. J. O Padroado no Brasil. Direito Real. 1822-1890. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 159-204, 1974.

SCARFONI, E. N. Os Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs) e a hegemonia da iniciativa privada na educação nacional (1964 -1985). 2017. 285 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SCARFONI, E. N. O debate pela liberdade de ensino sob a ótica dos dirigentes de estabelecimentos particulares em 1946. Revista de História e Historiografia da Educação, 2018.

SGARBI, A. D. Igreja, educação e modernidade na década de 30. Escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

SIRINELLI, J.F. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 231-270.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

SCARFONI, E. N.; BARREIRA, L. C.; GONÇALVES, M. C. A CAMPANHA PELA LIBERDADE DE ENSINO NO BRASIL E EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024115, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18494. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18494. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.