PESQUISA DOCENTE A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA: UM CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Carlos Roberto Pérez Medina Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur (UNTDF), Río Grande – Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur (TDF AeIAS) – Argentina. https://orcid.org/0000-0001-6601-8826

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18560

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de matemática, Pesquisa formativa, Reflexão sobre a prática, Ensino de Pesquisa Educacional

Resumo

Descreve-se a concepção e o desenvolvimento de um projeto de ensino-aprendizagem da Oficina de Pesquisa Educacional do último ano do Ensino Médio de Professores de Matemática, em um instituto superior argentino de formação de professores. Apresenta-se uma análise da dinâmica do trabalho em sala de aula, que tomou como ponto de partida a escrita de uma narrativa de experiências de prática docente de alunos para professores, e como principais atividades de leitura e escrita acadêmica no campo da formação. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa focaliza sua atenção na formação inicial em pesquisa e sua relação com a prática docente a partir dos problemas profissionais dos professores em formação, e na perspectiva da pesquisa formativa e do professor como profissional reflexivo. Consideramos que o projeto de ensino-aprendizagem tem uma série de poderes, ao mesmo tempo em que destacamos certas tensões emergentes.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Pérez Medina, Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur (UNTDF), Río Grande – Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur (TDF AeIAS) – Argentina.

Profesor adjunto – Instituto de la Educación y del Conocimiento.

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Publicado

26/07/2024

Como Citar

PÉREZ MEDINA, C. R. PESQUISA DOCENTE A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA: UM CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O NÍVEL MÉDIO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024069, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18560. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18560. Acesso em: 12 nov. 2024.

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