Gestão escolar no âmbito do sistema de ensino de Rio Branco-AC
Aspectos referentes à seleção do dirigente escolar e à constituição de sua equipe gestora
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18615Palavras-chave:
Gestão democrática, Sistema Municipal de Ensino, Diretor escolarResumo
O estudo procura analisar a implementação da gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino de Rio Branco/Acre, tendo por foco a seleção de dirigentes escolares, e, para tal, se desenvolveu um estudo bibliográfico e análise documental. A primeira parte trata de elementos da legislação nacional e de estudos de referência sobre o tema. Na segunda, cotejamos a legislação municipal para o processo de seleção de dirigentes escolares e a constituição de sua equipe gestora, a partir de um levantamento documental a respeito do processo de seleção, elaborando, na sequência, um banco de dados, que, articulado à literatura da área, possibilitou a produção das análises. Na conclusão, se destaca o cumprimento de um dos aspectos da gestão democrática, que trata da seleção de dirigentes escolares e da equipe gestora, como forma de demonstrar o envolvimento significativo dos professores no processo de seleção, evidenciando a luta pelo poder e pelas condições proporcionadas pelo exercício do cargo de diretor das unidades municipais de ensino de Rio Branco.
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