A DIALÉTICA E A LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS ENTRE MARX E GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18830Palavras-chave:
Materialismo Histórico e Dialético, Dialética, Transformação socialResumo
Por meio de um estudo descritivo crítico, embasado nas obras de Marx e Gramsci, tem-se como intuito refletir sobre as evidências que corroborem com a importância do movimento dialético, no que concerne a luta contra-hegemônica no espaço escolar. O texto foi constituído a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Reflete-se que o materialismo histórico admitiu a existência da realidade exterior de maneira independente da consciência e que a dialética se constitui como força transformadora e transitória. Infere-se sobre o papel da escola e do professor, no sentido de que sejam capazes de anunciar as disparidades entre o tipo de sociedade e de cultura que ela representa. Compreende-se que os pressupostos estudados estão imbricados a produzir ações que visem desvelar a realidade promovendo a transformação social, pelo exercício da dialética.
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