A DIALÉTICA E A LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS ENTRE MARX E GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18830

Palavras-chave:

Materialismo Histórico e Dialético, Dialética, Transformação social

Resumo

Por meio de um estudo descritivo crítico, embasado nas obras de Marx e Gramsci, tem-se como intuito refletir sobre as evidências que corroborem com a importância do movimento dialético, no que concerne a luta contra-hegemônica no espaço escolar. O texto foi constituído a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Reflete-se que o materialismo histórico admitiu a existência da realidade exterior de maneira independente da consciência e que a dialética se constitui como força transformadora e transitória. Infere-se sobre o papel da escola e do professor, no sentido de que sejam capazes de anunciar as disparidades entre o tipo de sociedade e de cultura que ela representa. Compreende-se que os pressupostos estudados estão imbricados a produzir ações que visem desvelar a realidade promovendo a transformação social, pelo exercício da dialética.

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Biografia do Autor

Gabriel da Silva Barros, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas – RS – Brasil.

Mestre em Educação e Tecnologia, Doutoramento em Educação e Tecnologia (PPGEDU).

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas – RS – Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Social e Doutora em Educação Ambiental (Professora – PPGEDU).

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS – Brasil.

Mestre e Doutor em Ciência da Computação. Mestre e Doutor em Educação (Professor – PPGEA/PPGEC).

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

BARROS, G. da S.; FREITAS, L. A. de A.; FREITAS, A. L. C. de. A DIALÉTICA E A LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS ENTRE MARX E GRAMSCI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024123, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18830. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18830. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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