Interface educação especial - educação do campo: diretrizes políticas e produção do conhecimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p489Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação especial, Educação do campo,Resumo
Este texto tem como foco o estudo da articulação entre a educação especial e a educação do campo. Mais precisamente, busca apresentar o cenário político e epistemológico da interface entre essas modalidades de educação no Brasil. Para tanto, as ideias elucidadas no trabalho foram organizadas em três momentos. Inicialmente, foram selecionados dispositivos relativos à educação especial, à educação do campo e à interface entre ambas, previstos nos documentos político-normativos brasileiros. Na sequência, aponta um breve panorama da produção de conhecimento acadêmico, registrando teses e dissertações e a atuação de alguns grupos de pesquisa que discutem a temática. Por fim, estabelece aproximações entre a educação especial e a educação do campo e acena para alguns desafios políticos e epistemológicos para a interface entre essas modalidades educacionais.Downloads
Publicado
04/05/2016
Como Citar
NOZU, W. C. S.; BRUNO, M. M. G.; SEBASTIÁN HEREDERO, E. Interface educação especial - educação do campo: diretrizes políticas e produção do conhecimento no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 489–502, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p489. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8569. Acesso em: 26 fev. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.