Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p881-894Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação infantil, Prática pedagógica.Resumo
A educação inclusiva é apoiada pela legislação brasileira, na qual se garante o acesso educacional de todos os educandos. Neste sentido, torna-se necessário observar desde o início, com a Educação Infantil, quais são as ações educativas que estão sendo realizadas para garantir o direito dos alunos PAEE. Deste modo, este estudo de caso teve como objetivo verificar com se dá o trabalho pedagógico com alunos PAEE em uma sala de aula comum na educação infantil. Participou do estudo uma professora da rede regular de ensino da etapa de educação infantil. A coleta dos dados ocorreu em uma escola de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a participante respondeu a um roteiro semiestruturado de questões por meio da técnica de entrevista que abordou dados de identificação e quatro eixos temáticos, sendo eles: Informações sobre o aluno PAEE; Trabalho docente; Escola e Família e Educação Inclusiva. Foram realizadas análises qualitativas por eixos temáticos com os dados obtidos por meio das entrevistas. Como resultado, constatou-se a realização de um trabalho pedagógico voltado à inclusão de sua aluna, assim como a necessidade de maior colaboração entre os profissionais da escola e maior participação por parte da família.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27/09/2016
Como Citar
BATISTA, B. R. de; MANZOLI, L. P. Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 881–894, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p881-894. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932. Acesso em: 8 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.