Experiências docentes na formação inicial: o processo formativo de professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.9748

Palavras-chave:

Experiência docente, Processo formativo, Educação física, Formação inicial.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente.

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Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Programa de pós graduação em Educação Colégio de Aplicação

Mestre em Educação/UFSM;

Doutor em Ciências do Movimento Humano/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Jessica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no programa de Pós graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do programa de Pós graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria

Professor do departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de pós graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

 

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; FRASSON, J. S.; WITTIZORECKI, E. S.; KRUG, H. N. Experiências docentes na formação inicial: o processo formativo de professores de educação física. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2106–2122, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.9748. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9748. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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