Disfarça-me que te devoro: youtubers mirins, consumo e semiformação da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12921

Palavras-chave:

Infância, Consumo, Mídia.

Resumo

Este artigo  objetiva problematizar o papel e o impacto da indústria cultural na formação das crianças, tomando os youtubers mirins como foco de análise. Para tanto, busca refletir como se configura e atua a indústria cultural, bem como reconhecer as características da cultura digital, as formas de comunicação instituídas pelos youtubers que estimulam o consumo e tecer reflexões sobre como isso impacta na (semi)formação das crianças. É uma reflexão de cunho teórico, a partir de autores fundamentados na teoria crítica e que discutem a infância e sua (re)configuração na contemporaneidade. Como resultados, as novas formas de viver a infância na atualidade têm sido guiadas pelos aparatos tecnológicos como terreno fértil para divulgação de publicidade disfarçada na voz de crianças, moldando seus modos de ser, pensar e consumir.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava - PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação.

Eliane Dominico, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR

Doutoranda em Educação. 

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

LIRA, A. C. M.; YAEGASHI, S. F. R.; DOMINICO, E. Disfarça-me que te devoro: youtubers mirins, consumo e semiformação da criança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1960–1976, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12921. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12921. Acesso em: 18 abr. 2024.

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