Relação entre a didática profissional e a engenharia didática de desenvolvimento: uma discussão para a formação de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14883

Palavras-chave:

Didática profissional, Engenharia didática de desenvolvimento, Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo levar a discussão entre a Engenharia Didática de Desenvolvimento, uma importante metodologia francesa usada por quatro décadas na educação francesa advinda da Didática da Matemática, juntamente com a Didática Profissional, uma vertente francófona que constrói a aprendizagem profissional, visando construir dispositivos para a formação inicial ou continuada de professores, de interesse particular, professores de Matemática. A discussão se baseia no ponto de vista de Chevallard (2009), Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Pastré (2008) e Alves (2018a; 2018b; 2019; 2020). A síntese das pesquisas analisadas mostra que a Didática da Matemática e a Didática Profissional mantém uma linha tênue no que concerne à formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE), Fortaleza – CE

Coordenador do Doutorado RENOEN – Polo IFCE. Doutorado em Educação (UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Georgyana Gomes Cidrão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE), Fortaleza – CE

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

ALVES, F. R. V. Didática da Matemática: Licenciatura em Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2011.

ALVES, F. R. V. Didactique des Mathématique (DM) et la Didactique Professionelles (DP): une perspective de complementarité et la formation des enseignants au Brésil. Imagens da Educação, v. 8, n. 3, p. 1-17, 2018a.

ALVES, F. R. V. Didactique professionnelles (DP): une perspective d’application au travail du professor de mathématiques. REVEMAT, v. 13, n. 2, p. 184-209, 2018b.

ALVES, F. R. V. A vertente francesa de estudos da didática profissional: implicações para a atividade do professor de matemática. Revista Vydia Educação, n. 39, v. 1, p. 255-275, 2019.

ALVES, F. R. V; CATARINO, P. M. M. C. Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil. Indagatio Didactica. v. 11, n. 1, p. 103-120, 2019.

ALVES, F. R. V; JUCÁ, S. C. S. Trabalho e competência do professor de Matemática: Um ponto de vista a partir da Didática Profissional. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 6, n. 14, p. 103-123, 2019.

ALVES, F. R. V. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1903-1918, 2020.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p. 281-308, 1998.

ARTIGUE, M. Quelques leçons des ingénieries didactiques. In: GUIN, D.; TROUCHE, L. (Eds.). L’instrumentation de calculatrices symboliques: um problems didactique. Grenoble: La pensée sauvage, 2002.

ARTIGUE, M. L’ingénierie didactique comme thème d’étude. In: En amont et en aval des ingénieries didactiques: XVe École d’Été de didactique des mathématiques; Clermont-Ferrand - août 2009. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2011. v. 1, p. 15-25.

BAUDOUIN, J. M. La competénce et le théme de l’acitivité: vers une nouvelle conceptualization didactique de la formation. Raison educative, v. 2, n. 2, p. 149-168, 1999.

BITTAR, M. Contribuições da teoria das situações didáticas e da engenharia didática para discutir o ensino de Matemática. In: TELES, R. A. M.; BORBA, R. E. S. R, MONTEIRO, C. E. F. (org.). Investigações em Didática da Matemática. Editora UFPE, 2017.

BÔAS, L. V. Formação de adultos, formação de professores? Entrevista com Jean-Marrie Barbier. Educação & Linguagem, v. 15, n. 2, p. 259-268, 2012.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-116, 1986.

BROUSSEAU, G. Didactique des sciences et formation des professeurs. In: COMITI, C. et al. Guillaud. Didactique des disciplines scientifiques et formation des enseignants. Hà Nội: Maison d’Edition de l’Education Giáo dục, 1996. p.19-34.

BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. In: BALACHEFF, N. Grenoble: La Pensée Sauvage. (Recueil de textes de didactique des mathématiques 1970-1990. 1998.

BROUSSEAU, G. Premières notes sur l ́observation des pratiques de classes. Journée VISA, INRP, 2008.

CHAMPY-REMOUSSENARD P. Les théories de l’activité entre travail et formation. Savoirs, n. 8, p. 9-50, 2005.

CHEVALLARD, Y. La notion d ́ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et élémentos de réponses à partir de la TAD. In: MARGOLINAS, C. et al. (org.) En amont et en aval des ingénieries didactiques XVª École d ́Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (Puy-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 1, p. 81-108, 2009.

FAVERGE, J. M. L’analyse du travail, en Traité de Psychologie Appliquée. Presses Universitaires de France, Paris 1972. t. 3.

GILLET, P. Crie treinamento. Paris: ESF, 1991.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEPLAT, J. La psychologie ergonomique. Paris: PUF, 1980.

LEPLAT. J. La notion de régulation dans l’analyse de l’activité. Revue Pistes, v. 8, n. 1, p.1-30, 2006.

LOPES, M. L. M. L. GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 62, abr./jun. 1994.

PASTRÉ, P. Requalification des ouvriers et didactique professionnelle. Education permanente, n. 111, p. 33-54, 1992.

PASTRÉ, P. La conceptualisation dans l’action: bilan et nouvelles perspectives. Education Permanente, Paris, n. 139, p. 13-36, 1999.

PASTRÉ, P; MAYEN, P; VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie, n. 154, p. 145-198, 2006.

PASTRÉ, P. Analyse de l’activité d’apprentissage: le point de vue de la didactique professionnelle. Travail et Apprentissages, n. 2, p. 62-72, 2008.

PASTRÉ, P. L’ analyse du travail et didactique profissionnalle. Revue Française de Pédagogie, v. 3, n. 138, pp. 9-17, 2002.

PASTRÉ, P. Les compétence profissionnelles et leur développement, In: Faizon, P. Ergonomie. Paris: PUF, 2004.

PASTRÉ, P. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, v. 2, n. 1, p. 83-95, 2011.

PERRIN-GLORIAN, M-J; BELLEMAIN, P. M. B. L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. In: MARGOLINAS, C. et al. (org.). En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d ́Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 1, p. 57-78, 2009.

PERRIN-GLORIAN, M. J. L’ingenierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Developpement de ressources et formation des enseignants. In: MARGOLINAS, C. et al. (Eds.) En amont et en aval des ingénieries didactiques. Grenoble: La Pensee Sauvage, 2011. p. 57-78.

PIAGET, J. La représentation du monde chez l’enfant. Paris: PUF, 1974.

PIAGET, J. A teoria de Piaget. In: MUSSEN, P. H. (org.). Psicologia da criança. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: E.P.U. 1975. v. 4, p. 71-117.

PINTO, N. B.; ALMEIDA, A. F.; DINIS, M. A. Saberes docentes para o ensino da Matemática Moderna. 2007.

TEMPIER, F. New perspectives for didactical engineering: an example for the development of a resource for teaching decimal number system. Journal of Mathematical Teacher Education, v. 19, n. 1, p. 261-276, 2016.

VERGNAUD, G. La Théorie des champs conceptuels. Recherches em didactique des mathématiques, v. 10, n. 3, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. Approches didactiques en formation d'adultes. In: VERGNAUD, G. Éducation Permanente. 1992. n. 11.

VERGNAUD, G. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 1, p. 15-27, 2001.

VINATIER, I. Le travail enseignant: une approche de didactique professionnelle. Bruxelle, De Boeck, 2013.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language (A. Kozulin, Trans.). Cambridge, MA: MIT Press, 1986.

Publicado

01/07/2021

Como Citar

ALVES, F. R. V.; CIDRÃO, G. G. Relação entre a didática profissional e a engenharia didática de desenvolvimento: uma discussão para a formação de professores de matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2083–2099, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14883. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14883. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.