Avaliação da aprendizagem na educação especial e as influências das políticas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10882

Palavras-chave:

Avaliação, Estudantes com deficiência, Educação inclusiva, Diferença

Resumo

Avaliação é um tema desafiador e avaliar estudantes com deficiência é ainda mais complexo. Este texto objetiva evidenciar aspectos da avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência, público da educação especial, nos diferentes níveis de ensino e sua relação com as políticas nacionais de avaliação. Está inspirado na Tese de doutorado da autora, especialmente numa das questões de estudo, que tratou da avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência no contexto universitário. São consideradas também, neste artigo, outras pesquisas, as quais investigaram a inclusão na educação básica, de forma que compreender como acontece a avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na escola inclusiva se constitui o atual problema de investigação. O material empírico gerado por meio de entrevistas narrativas foi examinado pela perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. Os estudos apontam para a ambivalência da avaliação no contexto da escola inclusiva, que divulga princípios como temporalidade distinta, respeito à diferença, porém organiza-se, predominantemente, em tempos e espaços fixos para todos. A presença de estudante com deficiência no sistema educacional gera movimento, no sentido de desnaturalizar estruturas padronizadas, o que reverbera nas práticas de avaliação.

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Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ);  mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF)  e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Pesquisadora e professora titular C, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Unochapecó. Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Vice-Presidente do Comitê de Ensino na UNOCHAPECÓ no período de 2012 a 2016. Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

PIECZKOWSKI, T. M. Z. Avaliação da aprendizagem na educação especial e as influências das políticas nacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1612–1631, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10882. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10882. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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