Ressonâncias das tecnologias digitais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11110

Palavras-chave:

Aprendizagem social, Inclusão tecnológica, Tecnologias digitais.

Resumo

O ensaio discute sobre as possibilidades e os entraves das tecnologias digitais para as aprendizagens sociais, que se convertem em paradoxos por meio da aventura por novidades, dispersões, contradições e exclusões. As tecnologias têm dimensões políticas do mundo mercantil, em padrões de produtividade e competitividade, e, portanto, são ambíguas em relação aos processos formativos, causando apatia e insensibilidade ao invés de mobilização ao (re)conhecer. O trabalho desenvolve um estudo hermenêutico das relações existentes nesses processos de mudanças digitais, convidando para indagações e trazendo ressonâncias na cultura educativa. Se, por um lado, as tecnologias saíram do monopólio de especialistas e passaram a integrar de modo flexível e aberto o mundo social contemporâneo, através da noção de instrumentos capazes de pôr em movimento operações complexas e múltiplas conversações, por outro, experimentamos continuamente ambivalências em seu uso e dificuldades na renovação dos sentidos que envolvem essas linguagens, gerando o obscurecimento das tecnologias e dos interesses socioculturais. Concluiu-se que há uma necessidade de reconstruir, em uma perspectiva hermenêutica, os potenciais colaborativos das diferentes interfaces das tecnologias digitais na educação para prevenir práticas de exclusão, desumanização ou alienação tecnocientífica, que atinge a maioria dos marginalizados social e economicamente.

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas.

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - UNILASALLE

Mestrando em Educação pela Universidade La Salle e membro do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. E-mail: adilsonhabowski@hotmail.com

Míriam Benites Rios, Universidade La Salle - UNILASALLE

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUP e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 31–45, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11110. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11110. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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