Educação superior e formação de professores: inovações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13084

Palavras-chave:

Educação superior, Curso de pedagogia, Inovação.

Resumo

Este artigo contempla algumas reflexões sobre educação superior e formação de professores, realizadas em uma pesquisa vinculada ao Observatório de Educação. Foram investigadas as inovações presentes nos Cursos de Pedagogia de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. A metodologia contemplou a abordagem qualitativa, referendada por Bogdan e Biklen (1994), com ênfase no método Estudo de Caso, seguindo os estudos de Yin (2015). Os resultados apontam a relevância de a universidade investir na formação de professores, potencializando a inovação, a pesquisa, a articulação teoria e prática, a vivência nos estágios e a aproximação com a realidade educacional e social. Portanto, destaca-se a relevância de uma visão institucional que vise à formação humana, a construção e a socialização do conhecimento, vinculadas aos princípios emancipatórios e democráticos.

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Biografia do Autor

Andréia Morés, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora na Área do Conhecimento de Humanidades, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UCS). Doutora em Educação. 

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Publicado

21/06/2020

Como Citar

MORÉS, A. Educação superior e formação de professores: inovações e desafios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1408–1421, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13084. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13084. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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