Inclusão na educação infantil: desafios e possibilidades através das práticas pedagógicas

Autores

  • Cristiane Sousa Santos Universidade Federal da Bahia
  • Yara de Souza Almeida Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10170

Palavras-chave:

Inclusão. Educação infantil. Educação especial. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de levantar uma discussão acerca do processo de inclusão na educação infantil através das práticas pedagógicas. Devido ao crescente número de crianças com necessidade especial ingressando em turmas regulares na educação infantil, a escola precisa estar preparada, não só na parte de acessibilidade, mas também na formação dos profissionais de educação. E nessa perspectiva, a sala de aula se torna o lugar no qual a prática construída no cotidiano pode promover a inclusão. Sabemos das dificuldades encontradas nas escolas para que essa inclusão aconteça: a falta de material especializado, as lacunas na formação, a falta de professores são alguns desses desafios. Por isso, iremos, neste artigo, embasados em teóricos da área, analisar não só os desafios, mas também as possibilidades que podemos encontrar através da prática, buscando refletir, e quiçá, encontrando caminhos para que se possa promover uma inclusão, ou seja, garantido uma educação de qualidade e respeitando a singularidade de cada um.

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Biografia do Autor

Cristiane Sousa Santos, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Especialista em Gestão Escolar com ênfase em coordenação Pedagógica( UNESI) e Educação Especial ( UNIASSELVI). Pós - Graduanda em Educação, Pobreza e Desigualdade Social ( UFBA). Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica na rede Municipal, atualmente é professor efetivo da Escola Municipal Judite Alencar Marinho. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Pesquisa com o cotidiano, Currículo, Pobreza, Música e Educação Inclusiva.

 

Yara de Souza Almeida, Universidade Estadual da Bahia

Professora graduada em Pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

SANTOS, C. S.; ALMEIDA, Y. de S. Inclusão na educação infantil: desafios e possibilidades através das práticas pedagógicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1423–1432, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10170. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10170. Acesso em: 22 dez. 2024.

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