Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14262

Palavras-chave:

Formação inicial, Docente, Iniciação científica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e as singularidades (re)construídos pelos bolsistas/voluntários de iniciação científica (IC), com vistas à identificação das inter-relações com a formação inicial docente. Trata-se de um estudo teórico-empírico, de natureza qualitativa, que utilizou um questionário como instrumento para a coleta de dados trabalhados à luz da análise textual discursiva (ATD). As descobertas consentem concluir que as experiências vivenciadas na IC pelos participantes apresentam uma tendência atitudinal para a carreira acadêmica, também voltadas aos valores profissionais, respeitando-se o currículo e as práticas pedagógicas; aprendizagem para a autoria, interação e relação crítica; produção e difusão do conhecimento e pertinência social para a atuação nos espaços da profissão. Concluiu-se que a formação inicial de professores remete considerar as dificuldades existentes no processo de pesquisa dos acadêmicos e no trabalho do professor-orientador sobre a construção de saberes com o mundo, consigo e com o outro.

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Biografia do Autor

Tereza Hortencia da Silva Azevedo, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS).

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Docente no Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUCRS).

Julita Batista da Cruz Lopes, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). 

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

AZEVEDO, T. H. da S.; NASCIMENTO, M. B. da C.; LOPES, J. B. da C. Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1408–1419, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14262. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14262. Acesso em: 19 dez. 2024.

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