Educação infantil e políticas públicas no Brasil: visões e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14325

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação infantil, Reflexões, Contexto, Qualidade.

Resumo

A sociedade contemporânea tem passado por inúmeras transformações que afetaram a educação infantil em todo o mundo e, de modo especial, no Brasil. A ausência de políticas públicas que contemplem a educação das crianças entre zero e seis anos de idade, tem sido incipiente. Neste momento, enfrentamos sérios problemas sociais, há necessidade urgente de revermos tais políticas, para não irmos na contramão da democracia, continuando a oferecer uma educação de baixa qualidade para as camadas desprivilegiadas da população. Portanto, o presente artigo não é o resultado de uma pesquisa, mas tem como objetivo a partir do conceito de políticas, analisar historicamente o percurso os desafios da educação infantil no Brasil e refletir quais as possibilidades de mudanças a serem consideradas para a próxima década.

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Biografia do Autor

Maria Angela Barbato Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e Coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar. Doutorado em Ciências da Comunicação (USP).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

CARNEIRO, M. A. B. Educação infantil e políticas públicas no Brasil: visões e reflexões. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 946–960, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14325. Acesso em: 9 out. 2024.

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