A gestão escolar e a materialização da política de Educação Especial nos Estados Unidos na voz de uma diretora de escola
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15528Palavras-chave:
Educação, Gestão, Educação especialResumo
O presente artigo tem como objetivo destacar aspectos da materialização da política de Educação Especial nos Estados Unidos e as relações de interdependência dos profissionais de educação. Utilizamos a entrevista como recurso metodológico para a produção dos dados, com uma diretora de escola de ensino fundamental II no Estado de Massachusetts (MA). Este texto se constitui parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que utiliza como metodologia o estudo comparado, com foco nos Estados Unidos e Brasil. A entrevista, realizada em fevereiro de 2021, seguiu um roteiro de 12 perguntas semiestruturadas que abordaram assuntos relacionados à Educação Especial. Os resultados indicam a importância da gestão escolar observada na relação entre a gestão e as diversas partes que formam a modalidade como o coordenador de Educação Especial, professores especialistas, serviços fornecidos aos estudantes da Educação Especial e especialmente o poder de decisão dos pais.
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