O espaço escolar e a qualidade da educação

Uma revisão pela legislação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16752

Palavras-chave:

Espaço escolar, Qualidade da educação, Legislação brasileira

Resumo

O espaço escolar está pouco presente nas leis do Brasil. Algumas pesquisas que relacionam a qualidade do ensino com as condições físicas das escolas, como 21ST CSF (2010), Sebastián-Heredero (2008), Viñao Frago e Escolano (2001) demonstram resultados bem claros quanto a necessidade de cuidar e entregar bons espaços para os estudantes Frearson (2013). A legislação nacional (BRASIL, 2000b, 2007, 2009, 2019) denota de maneira bastante objetiva a responsabilidade do poder público na disponibilidade de educação de qualidade, e o ambiente escolar é parte importante desse processo. Consistentemente, nas Leis do Brasil, encontramos referências evidentes à necessidade de criar espaços adequados para essa função e, também, normas técnicas construtivas, incluída sua manutenção. O espaço escolar é um todo e não pode ser dividido, todo seu conjunto faz parte da educação, pode ser parte importante do ensino, pode incidir direta e positivamente nas aprendizagens e, consequentemente, na qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Carlos Ziliani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Faculdade de Educação.

Eladio Sebastián-Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Docente Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Faculdade de Educação.

Referências

ST C. S. F. Research on the Impact of School Facilities on Students and Teachers. Washington, 2010. Disponível em: http://www.21csf.org/csf-home/Documents/ResearchImpactSchoolFacilitiesFeb2010.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

ALMEIDA, D. Manutenção do patrimônio escolar. Nova Escola: gestão, 2007. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/771/manutencao-do-patrimonio-escolar. Consultado em: 10 set. 2021.

BALARDIM, G. Arquitetura escolar: estruturas que ensinam, motivam e inspiram. Clip Escola, 2019. Disponível em: https://www.clipescola.com/arquitetura-escolar/. Acesso em: 10 set. 2021.

BARRETT, P. et al. Clever classrooms: Summary report of the HEAD project. University of Salford, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/42587797.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionaisnos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000. Prioridade de atendimento às pessoas que especifica. Brasília, DF, 2000a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm. Acesso em: 10 set. 2021

BRASIL. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Brasília, DF, 2000b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Decreto n. 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Portaria Normativa n. 25, de 31 de maio de 2007. Ministério da Educação. Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – PROFUNCIONÁRIO. Diário oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 105, 1 jun. 2007.

BRASIL. Módulo 16: Técnicas de construção. Alessandro Guimarães Pereira. Brasília, DF: MEC/SEB/Universidade de Brasília, 2009. 124 p.

BRASIL. Projeto de Lei n. 2489, de 24 de abril de 2019. Propõe alteração da Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node05xajomnuq2tkm38kzbu0qryf6771864.node0?codteor=1736638&filename=PL+2489/2019. Acesso em: 10 set. 2021.

CAMPO GRANDE. Lei n. 1866, de 26 de dezembro de 1979. Código de Obras de Campo Grande/MS. 1979.

CAT. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). Ata VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. 2007.

FREARSON, A. Well-designed schools improve learning by 25 percent says new study. Dezeen, 2013. Disponível em: https://www.dezeen.com/2013/01/02/poor-school-design-can-affect-learning-says-new-study/. Acesso em: 10 set. 2021.

MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.

MOURA, L. M. S. Acessibilidade espacial e tenologias assistivas: possibilidades e desafios na inclusão escolar. Brasil Escola, 10 nov. 2019. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/acessibilidade-espacial-e-tecnologias-assistivaspossibilidades-e-desafios-na-inclusao-escolar.htm. Acesso em: 10 set. 2021.

PARANÁ. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Anexo 1. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2016. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2016/anexo1_2dia_sp2016.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.

SEBASTIÁN-HEREDERO, E. A la calidad de la educación desde los espacios escolares: vision del professorado y perspectivas en la educación castellano-manchega. 1. ed. Universidade de Alcalá, 2008.

VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

ZILIANI, V. C.; SEBASTIÁN-HEREDERO, E. O espaço escolar e a qualidade da educação: Uma revisão pela legislação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022022, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16752. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.