Trabalho docente na esfera pública: controvérsias e vicissitudes sob a ótica dos sujeitos da educação

Autores/as

  • Fernanda Arantes Moreira Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Av. Quarenta e nove, 54. CEP: 38.304.252. Ituiutaba/MG. Fone: 34 3262-5410.
  • Maria Vieira Silva Doutora em Educação pela Unicamp - SP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica – Bloco G. CEP 38408-100 – Uberlândia/MG. Fone: 34 3239-4163.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9300

Palabras clave:

Trabalho docente, Precarização, Políticas Educacionais,

Resumen

O presente artigo propõe-se a desenvolver análises concernentes ao quadro de mutações do trabalho docente, decorrentes das atuais políticas educacionais, traduzidas nos seguintes questionamentos: Que contornos assumem o trabalho docente no contexto atual? Como se materializa o processo de precarização e de intensificação das atividades laborais no interior da escola? Como se configura a condição do professor, enquanto sujeito, na organização do trabalho escolar? Mediante o esforço interpretativo de estabelecer conexões entre a práxis cotidiana objetivada no espaço micro do universo escolar e as determinações sociais em curso na esfera macro, colocaremos em relevo, no decorrer deste trabalho, as percepções dos professores de duas escolas públicas estaduais - uma no município de Formiga - MG e a outra no município de Uberlândia – MG, aspectos concernentes as atuais dinâmicas do trabalho docente, à gestão da escola e aos processos participativos da democratização escolar.

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Publicado

30/01/2017

Cómo citar

MOREIRA, F. A.; SILVA, M. V. Trabalho docente na esfera pública: controvérsias e vicissitudes sob a ótica dos sujeitos da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 10, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i10.9300. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9300. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

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