Trabalho docente na esfera pública: controvérsias e vicissitudes sob a ótica dos sujeitos da educação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9299Palavras-chave:
Trabalho docente, Precarização, Políticas Educacionais,Resumo
O presente artigo propõe-se a desenvolver análises concernentes ao quadro de mutações do trabalho docente, decorrentes das atuais políticas educacionais, traduzidas nos seguintes questionamentos: Que contornos assumem o trabalho docente no contexto atual? Como se materializa o processo de precarização e de intensificação das atividades laborais no interior da escola? Como se configura a condição do professor, enquanto sujeito, na organização do trabalho escolar? Mediante o esforço interpretativo de estabelecer conexões entre a práxis cotidiana objetivada no espaço micro do universo escolar e as determinações sociais em curso na esfera macro, colocaremos em relevo, no decorrer deste trabalho, as percepções dos professores de duas escolas públicas estaduais - uma no município de Formiga - MG e a outra no município de Uberlândia – MG, aspectos concernentes as atuais dinâmicas do trabalho docente, à gestão da escola e aos processos participativos da democratização escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.