Entre a exigência de qualidade no trabalho pedagógico e a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10371Palavras-chave:
Trabalho Pedagógico. Inclusão. Deficiência.Resumo
O texto apresenta uma reflexão sobre os processos inclusivos na Educação
O texto apresenta uma reflexão sobre os processos inclusivos na Educação Escolar e na Universidade. Uma questão orienta a pesquisa: como é feito a inclusão de alunos no Ensino Médio e na Universidade? Partindo da complexidade do contexto social, diante da proposta da educação de qualidade para todos, o texto tem como objetivos levantar o debate sobre as possibilidades e limites da educação de qualidade para todos, fazer uma revisão técnica que de subsídios para a discussão e refletir sobre o trabalho dos professores da Educação Básica e da Universidade diante dos alunos com deficiências nas salas de aula. Para tanto, tivemos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental e diálogo com os professores. Com a utilização de autores como: Carneiro (2013), Magalhães (2002), Minayo (2010), Pimenta (2014), Mantoan (2006), Dorziat (2011), entre outros, o texto aponta para a necessidade de efetivação das políticas de inclusão e principalmente das condições objetivas de trabalho e formação. É preciso incentivo na pesquisa e nos processos formativos para a efetivação das políticas de inclusão.
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