Pedagogia digital
Problemas e soluções
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16003Palavras-chave:
Pedagogia digital, Problemas de pedagogia digital, Princípios da pedagogia digital, Sociedade da informação, Sistema de educaçãoResumo
O artigo se dedica a possíveis mudanças no paradigma moderno de educação que pressupõe um modelo tradicional de atuação na resolução de problemas pedagógicos. O foco principal do artigo é em duas áreas da pesquisa científica: a divulgação dos significados profundos da “pedagogia digital” e a formulação de seus principais problemas. O artigo apresenta os resultados do estudo da literatura psicológica e pedagógica, que explica a interpretação do novo conceito de “pedagogia digital” por pesquisadores russos modernos. O artigo também analisa a literatura científica que explica os problemas da pedagogia digital identificados por diversos motivos, incluindo as questões da quantidade insuficiente ou má qualidade dos indicadores de aprendizagem, a necessidade de desenvolvimento da cultura digital do professor, as dificuldades na implementação da aprendizagem digital no sistema de ensino superior etc. Os autores investigam os problemas da pedagogia digital para definir a essência do conceito e formular seus princípios.
Downloads
Referências
ADERIBIGBE, S. A. Can online discussions facilitate deep learning for students in General Education? Heliyon, v. 7, n. 3, e06414, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06414
AURAVA, R. et al. Game jams in general formal education. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 28, 100274, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2021.100274
BLINOV, V. I. et al. Didakticheskaya koncepciya cifrovogo professional'nogo obrazovaniya i obucheniya [Didactic concept of digital education and training]. Moscow: Izdatel'stvo “Pero”, 2020. 98 p.
GNATYSHINA, E. V. Pedagogicheskij instrumentarij formirovaniya cifrovoj kul'tury budushchego pedagoga [Pedagogical tools for the formation of digital culture of the future teacher]. Vestnik Chelyabinskogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta [Bulletin of the Chelyabinsk State Pedagogical University], n. 3, p. 46-54, 2018.
IlYENKOVA, S. D.; ILYENKOVA, N. D.; MKHITARYAN, V. S. Upravlenie kachestvom [Quality control]. Moscow: UNITI-DANA, 2015. 352 p.
JUSTO-LÓPEZ, A. et al. Process pattern and process capability evaluation model for interoperability in learning object environments. Array, v. 10, 100059, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.array.2021.100059
KALININA, S. D. Cifrovaya pedagogika: revolyucionnyj sdvig pedagogicheskoj paradigmy ili novoe videnie sovremennoj obrazovatel'noj sredy? [Digital pedagogy: a revolutionary shift in the pedagogical paradigm or a new vision of the modern educational environment?]. Pedagogicheskie nauki [Pedagogical sciences], n. 5, p. 32-36, 2018.
KOMAROVA, Yu. A. Metodicheskoe modelirovanie obrazovatel'nogo processa v vuze: metodologiya voprosa [Methodical modelling of the learning process in higher educational institution: methodological perspective]. Vestnik Sankt-Peterburgskogo universiteta [Saint Petersburg University Bulletin. Language and Literature], v. 2, p. 173-179, 2014.
KRYUKOVA, O. S. Tradicionnayai “cifrovaya” pedagogika v sovremennom obrazovatel'nom prostranstve [Traditional and “digital” pedagogy in the modern educational space]. In: SBORNIKTRUDOV MEZHDUNARODNOJ NAUCHNOJ KONFERENCII, POSVYASHCHENNOJ 90-LETIYU S.P. KAPICY [International Scientific Conference dedicated to the 90th anniversary of S.P. Kapitsa], 2018, Moscow. Proceedings […]. Moscow: Russian New University, 2018. p. 310-316. Theme: Chelovecheskij kapital v formate cifrovoj pedagogiki [Human Capital in the Format of Digital Pedagogy].
KUHN. T. S. The structure of scientific revolutions. Moscow: AST, 2009. 605 p.
LEGAKI, N.-Z.; KARPOUZIS, K.; ASSIMAKOPOULOS, V.; HAMARI, J. Gamification to avoid cognitive biases: an experiment of gamifying a forecasting course. Technological Forecasting and Social Change, v. 167, 120725, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.120725
PAVLOVA, E. A. Problemy cifrovogo obucheniya v obrazovanii [Problems of digital learning in education]. In: Sbornik materialov Vserossijskoj nauchno-prakticheskoj internet-konferencii “Cifrovoe obrazovanie: problemy, puti resheniya” [Collection of materials of the Russian scientific and practical Internet conference “Digital education: problems, solutions”]. Samara: Samara State College, 2019. p. 135-138.
PETRISHEV, I. O. Cifrovaya pedagogika kak faktor povysheniya kachestva obrazovatel'nyh uslug v RF [Digital pedagogy as a factor in improving the quality of educational services in the Russian Federation]. Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya [World of Science, Culture, Education], v. 6, n. 79, p. 339-341, 2019.
PIENIMÄKI, M.; KINNULA, M.; IIVARI, N. Finding fun in non-formaltechnology education. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 29, 100283, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2021.100283
SERGEEVA, I. V. Cifrovoj pedagog v onlajn obrazovanii [Digital teacher in online education]. Nauchnye trudy Instituta nepreryvnogo professional'nogo obrazovaniya [Scientific works of the Institute of Continuing Professional Education], n. 6, p. 117-122, 2016.
SHAUKHALOVA, R. A.; YARYCHEV, N. U. Cifrovaya kul'tura studentov bakalavriata kak konkurentnoe preimushchestvo sovremennogo specialista [Digital culture of undergraduate students as a competitive advantage of a modern specialist]. Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya [World of Science, Culture, Education], v. 5, n. 78, p. 348-350, 2019.
SHESTAK, N. V.; KRUTIY, I. A.; KARNAUSHENKO, P. V. Cifrovaya pedagogika v uchebnom processe medicinskogo obrazovaniya [Digital pedagogy in the educational process of medical education]. In: TEZISY VSEROSSIJSKOJ NAUCHNO-PRAKTICHESKOJ KONFERENCII “ROSMEDOBR-2019/ROSOMED-2019” [Russian scientific and practical conference “ROSMEDOBR-2019/ROSOMED-2019”], 2019. Abstract […]. Sep. 10, 2019. Disponível em: https://rosomed.ru/theses/702. Acesso em: 16 mar. 2021.
SMAPSE EDUCATION. Perspektivy razvitiya cifrovoj pedagogiki [Expectations for the development of digital pedagogy]. n.d. Disponível em: https://smapse.ru/cifrovaya-pedagogika-bred-ili-surovaya-realnost/. Acesso em: 16 mar. 2021.
VERBITSKY, A. A. Cifrovoe obuchenie: problemy, riski i perspektivy [Digital learning: problems, risks and prospects]. In: Elektronnyj nauchno-publicisticheskij zhurnal “HomoCyberus” [Electronic scientific journal “HomoCyberus”], n. 1(6), 2019. Disponível em: http://journal.homocyberus.ru/Verbitskiy_AA_1_2019. Acesso em: 17 mar. 2021.
VOINOVA, O. I.; PLESHAKOV, V. A. Lichnost' i kibersocium: stanovlenie kibersocial'nosti i klassifikaciya lyudej po stepeni integrirovannosti v kibersocium [Personality and cybersocial: the formation of cybersociality and classification of people according to the degree of integration into the cyber society]. Elektronnyj nauchno-publicisticheskij zhurnal “Homo Cyberus” [Electronic scientific journal “Homo Cyberus”], n. 1(4), 2018. Disponível em: http://journal.homocyberus.ru/personality_and_cybersocium_formation_of_cybersafty_and_classification_of_people_according_to_the_extent_of_the_integration_into_the_cybersocium. Acesso em: 17 mar. 2021.
VYGOTSKY, L. S. Sobranie sochinenij. T. 3. Problemy razvitiya psihiki [Collected works. Vol. 3. Problems of the development of the psyche]. Moscow: Pedagogika, 1983. 369 p.
VYGOTSKY, L. S. Lekcii po pedologii [Lectures on pedology]. Izhevsk: Publishing House "Udmurt University", 2001, 304 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.