Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade

Autores

  • Bruna Damiana Heinsfeld
  • Magda Pischetola

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10301

Palavras-chave:

Educação. Cultura digital. Estudos Culturais. Tecnologias.

Resumo

No panorama da cultura digital, o ciberespaço figura como ambiente promotor das redes distribuídas, das múltiplas conexões e da inteligência coletiva, além de atuar como mediador entre pesquisa, estudos, socialização, lazer e consumo. Frente as novas configurações sociais e culturais exercidas pelas tecnologias digitais, urge debater sobre os novos desafios que se apresentam para a educação. O presente artigo visa problematizar a relação entre sujeitos, novas tecnologias e sociedade e levantar considerações sobre o papel da escola nessa nova organização social, tendo como pano de fundo a perspectiva dos Estudos Culturais. Para tanto, foram analisadas 64 entrevistas com professores do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro acerca do uso das tecnologias digitais no âmbito escolar, com foco em suas práticas pedagógicas e sua visão sobre a relação entre os jovens e as mídias digitais. A análise se encontra dividida em dois eixos principais: I) práticas pedagógicas relacionadas à tecnologia como cultura e, II) inclusão digital, democratização e habilidades para o século XXI. Os resultados apontam para a existência de um distanciamento cultural percebido pelos professores entre si, os alunos e a própria cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANNELL, R.; DUARTE, R.; CARVALHO, M. C.; PISCHETOLA, M.; MARAFON, G.; CAMPOS, G. H. B. de. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/PUC-Rio, 2016.

BARATTO, S. S.; CRESPO, L. F. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago./dez. 2013.

BORTOLAZZO, S. F. O imperativo da cultura digital: entre novas tecnologias e estudos culturais. Revista Cadernos de Comunicação, Santa Maria, v.20, n.1, art 1, p.1-24, jan./abr. 2016.

BUZATO, M. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-303, dez. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300014>. Acesso em 23 jun. 2016

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados. Mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2005.

CASSIANI, S. D. B.; CALARI, M. H. L.; PELÁ, N. T. R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. In Revista latino-americana de enfermagem, v. 4. n. 3, p. 75-88, dezembro de 1996.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAZELOTO, E. Apontamentos sobre a noção de “democratização da internet”. In: TRIVINHO, E., CAZELOTO, E. A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.

COSTA, M. V., SILVEIRA, R. H., SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36-61, mai./jun./jul./ago. 2003.

DIMAGGIO, P.; HARGITTAI, E.; CELESTE, C.; SHAFER, S. From unequal access to differentiated use: A literature review and agenda for research on digital inequality. In: NECKERMAN, K. Social inequality. New York: Russell Sage, 2004.

GABRIEL, M. Educ@r – A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GEE, J.P.; HAYES, E. R. Language and Learning in the Digital Age. London: Routledge, 2011.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st Century. Illinois: MacArthur Foundation Reports on Digital Media and Learning, 2009.

JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York University Press, New York, 2006.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010.

LEMOS A. A cibercultura como território recombinante. In: Trivinho E, Cazeloto E (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, 2009.

LESSIG, L. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. New York: The Penguin Press, Penguin Group, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NAUMANN, L. A. Multiletramentos na sala de aula: entre a intuição e a intencionalidade. Dissertação de mestrado, PPGE PUC-Rio, 2016.

PISCHETOLA, M. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.

PISCHETOLA, M; HEINSFELD, B. Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. In: IX Seminário Internacional. As Redes Educativas e as Tecnologias, UERJ, Rio de Janeiro, 05 a 08 de junho de 2017.

PRENSKY, M. From digital natives to digital wisdom: hopeful essays for 21st Century Learning. USA: Corwin; 2013.

PRETTO, N.; PINTO, C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

SELWYN, N. Education and technology: Key issues and debates. London: Continuum, 2011a.

SELWYN, N. Em defesa da diferença digital: uma abordagem crítica sobre os desafios curriculares da web 2.0. In: DIAS, P. & Osório, A. (Orgs.). Aprendizagem (in)formal na web Social. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011b, p. 35-61.

TERUYA, T. K. Sobre mídia, educação e Estudos Culturais. In. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; MORI, Nerli Nonato Ribeiro (Org.) Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares. Maringá: Eduem, 2009. p. 151-165.

UGARTE, D. de. O poder das redes: manual ilustrado para pessoas, organizações e empresas, chamadas a praticar o ciberativismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Downloads

Publicado

23/08/2017

Como Citar

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1349–1371, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10301. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.