Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade

Autores

  • Bruna Damiana Heinsfeld
  • Magda Pischetola

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10301

Palavras-chave:

Educação. Cultura digital. Estudos Culturais. Tecnologias.

Resumo

No panorama da cultura digital, o ciberespaço figura como ambiente promotor das redes distribuídas, das múltiplas conexões e da inteligência coletiva, além de atuar como mediador entre pesquisa, estudos, socialização, lazer e consumo. Frente as novas configurações sociais e culturais exercidas pelas tecnologias digitais, urge debater sobre os novos desafios que se apresentam para a educação. O presente artigo visa problematizar a relação entre sujeitos, novas tecnologias e sociedade e levantar considerações sobre o papel da escola nessa nova organização social, tendo como pano de fundo a perspectiva dos Estudos Culturais. Para tanto, foram analisadas 64 entrevistas com professores do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro acerca do uso das tecnologias digitais no âmbito escolar, com foco em suas práticas pedagógicas e sua visão sobre a relação entre os jovens e as mídias digitais. A análise se encontra dividida em dois eixos principais: I) práticas pedagógicas relacionadas à tecnologia como cultura e, II) inclusão digital, democratização e habilidades para o século XXI. Os resultados apontam para a existência de um distanciamento cultural percebido pelos professores entre si, os alunos e a própria cultura escolar.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1349–1371, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10301. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301. Acesso em: 4 mar. 2021.