A didática na formação inicial de professores: relato de experiência

Ivan Fortunato

Resumo


Este artigo foi escrito na forma de ensaio a partir das experiências realizadas no ensino da disciplina de didática, do quinto semestre da licenciatura em física, e do segundo semestre da especialização em informática aplicada à educação, ambos cursos do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Sob o conceito de “missões” educativas, a disciplina de didática, nos dois níveis de ensino, foi realizada quase que na íntegra fora dos bancos escolares da educação superior, acontecendo no campo de atuação do professorado, ou seja, nas escolas. Na segunda metade do ano de 2017, estivemos em duas escolas estaduais, sendo uma técnica, e uma escola municipal, desenvolvendo diversas atividades de ensino de física e informática. Ao final, pode-se perceber que as missões não apenas servem para aproximar as escolas do local de formação de professores, como os próprios estudantes de licenciatura e pós-graduação conseguem compreender melhor a teoria pedagógica, sejam suas lacunas, sejam seus ideias de reflexão.


Palavras-chave


Formação de Professores. Ensino de didática. Relato de experiência.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


FALCHI, L.; FORTUNATO, I. Simulador PHET e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 1, 2018. [no prelo]

FORTUNATO, I. Ensinando futuros professores a ensinar: relato de experiência. 2017. [artigo submetido].

FORTUNATO, I. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendencia Pedagógicas, Madrid, v. 27, n. 1, p. 251-258, 2016a.

FORTUNATO, I. Ainda é preciso ter cuidado: escola?!. InterScience Place, Campos dos Goytacazes, v. 11, n. 2, p. 86-95, 2016b.

FREINET, C. Pedagogia do bom-senso. Trad. J. Baptista. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREINET, C. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

IMBERNÓN, F. Mejorar la enseñanza y el aprendizaje en la universidad. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.

NEILL, A. S. Um mestre contra o mundo: o fracasso que floriu numa nova escola. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1978.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.10834



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.