Formação do professor de Física: análise do curso de Licenciatura em Física do IFSP
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11268Palavras-chave:
Formação de professores, Professores, Física.Resumo
O presente trabalho pretende realizar uma análise do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Tomando como referencial a legislação nacional e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Física no Brasil, debruçamo-nos sobre a grade curricular do curso objetivando obter indícios a respeito do modelo de professor de física que o Brasil têm procurado formar.
Downloads
Referências
BARCELLOS, Marcília.; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Licenciatura em física: as novas tendências e a pesquisa em ensino. In: VII ENPEC. UFSC, Florianópolis, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 009, aprovado em 8 de maio de 2001, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena - Homologado em 17/01/2002, publicado no Diario Oficial da União – DOU, em 18/01/2002.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Disponível em: http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm. Acesso em: 10 jan. 2018.
BRASIL. MEC. Parecer nº CNE/CES nº 1304/2001, de 03 de abril de 2001 – Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física.
BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP nº 9/2002.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília.
BRASIL. MEC. Resolução CNE/CP nº 2/2015: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica ara graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
SILVA, André Coelho da.; SHIGUNOV NETO, Alexandre.; FORTUNATO, Ivan. (2017). Uma análise comparativa da formação de professores de física no Brasil e em Portugal. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre.; FORTUNATO, Ivan. Docência e Pesquisa nos cursos de Licenciatura em Física. São Paulo: Edições Hipótese.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.