“Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11469

Palavras-chave:

Ensino médio, Políticas públicas, Organização curricular.

Resumo

As recentes mudanças ocorridas no EM - Enisno Médio - foram polêmicas e geraram uma série de críticas de especialistas e representações de entidades públicas que rejeitaram, tanto o formato impositivo da proposta – por meio da MP nº 746/2016, quanto o conteúdo que modifica a estrutura e o funcionamento do atual EM. No mesmo caminho, alunos e pais também protestaram contra estas mudanças. O governo, porém, ao lançar um slogan em rede nacional “Novo Ensino Médio, quem conhece aprova!”, desconsiderou as discussões realizadas a partir do movimento que tem o EM como questão principal, discutido há muito tempo. A anulação das opiniões e posicionamentos de intelectuais, entidades, movimentos etc, que dedicam-se a investigar/analisar/contribuir/efetivar uma educação de qualidade para a última etapa da educação básica, nos permite problematizar estes acontecimentos, questionando, portanto, o slogan lançado pelo governo, afirmando, inclusive, que há quem conheça esse novo EM e que, ainda assim, não o aprove.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Professora do curso de Pedagogia – Faculdade de Educação

Sandra Regina de Oliveira Garcia, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação

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Publicado

05/03/2018

Como Citar

CORRÊA, S. de S.; GARCIA, S. R. de O. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 604–622, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.11469. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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